Em 1º março de 1975, o Metrô iniciava as obras para a construção da Linha 3-Vermelha (Corinthians/Itaquera-Barra Funda), a Leste-Oeste, que é a mais extensa, com 22 quilômetros, e a de maior demanda da rede metroviária de São Paulo, com 1,1 milhão de usuários/dia. Somente no trecho entre Tatuapé e Corinthians/Itaquera o número de entradas nos dias úteis totaliza 280 mil passageiros.
Principalmente nos horários de ‘pico’, das 7h às 9h e das 17h às 19h, a programação de intervalos entre trens é de apenas 101 segundos, um dos menores do mundo. Apenas três metrôs (Moscou e São Petersburgo, na Rússia e Paris, na França) programam intervalos entre trens inferiores aos 101 segundos da Linha 3.
O primeiro trecho da Leste-Oeste
O primeiro trecho da Leste-Oeste, com 2,3 quilômetros de extensão e duas estações, começava na estação Sé, com um túnel de 200 metros, cruzando a antiga praça Clóvis Bevilacqua e, depois, as ruas Anita Garibaldi, Silveira Martins e do Carmo. Desse ponto, seguia em elevado por mais 2.100 metros, atravessando o vale do rio Tamanduateí e o Parque Dom Pedro II, em direção ao bairro do Brás.
O trecho foi inaugurado no dia 10 de março de 1979, com a circulação diária dos trens entre 6 e 20 horas. A estação intermediária do trecho (Pedro II) foi inaugurada no ano seguinte (23/08/1980), juntamente com a estação Bresser. Com isso, a operação comercial da Linha 3 foi ampliada, atendendo os usuários das 5 horas à meia-noite.
Da Companha do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa
(LRK)