Metrô: Heloísa Prieto na estação Paraíso

Escritora tem encontro com o público na Biblioteca 'Embarque na Leitura' do Metrô

seg, 04/07/2005 - 19h26 | Do Portal do Governo

A biblioteca ‘Embarque na Leitura’, na estação Paraíso do Metrô (em área próxima à plataforma da Linha 1-Azul, sentido Tucuruvi) recebe nesta quarta-feira, dia 6 de julho, às 14h30, a escritora Heloísa Prieto, autora das antologias de contos ‘De Primeira Viagem’ e ‘Vida Crônica’. O encontro com o público terá a participação de 100 alunos do Camp Pinheiros – Ensino Profissionalizante.

No caso das antologias de contos que serão o tema central do encontro, ‘De Primeira Viagem’ narra as vivências de personagens às voltas com mistérios, medos, sonhos e amores da juventude e ‘Vida Crônica’ explora a proximidade da literatura e da medicina em textos de ficção de autores estrangeiros e de escritores brasileiros da atualidade.

O evento faz parte da programação cultural da Biblioteca, que além do empréstimo gratuito de livros, promove atividades ligadas à literatura, como sessões de autógrafos, conversa com escritores e contadores de histórias.

Heloísa Prieto, paulistana, é escritora, editora, roteirista e professora. Com cerca de 40 títulos publicados, a autora detém quatro dos mais importantes prêmios da literatura infantil do país e já escreveu textos para teatro, cinema e televisão, onde participou do programa ‘Castelo Rá-Tim-Bum’.

As obras de Heloísa Prieto incluem ‘O Livro dos Medos’, ‘Vice-Versa ao Contrário’,’Lá Vem História’, ‘Lá Vem História Outra Vez’ (da Companhia das Letras), ‘Balada’ e a série ‘Mano Descobre’, em parceria com o jornalista Gilberto Dimenstein.

Dia 8, sexta, às 10 horas, encontro com o cronista Laé de Souza

Na próxima sexta-feira, dia 8, às 10 horas, a programação cultural da biblioteca ‘Embarque na Leitura’, na Estação Paraíso do Metrô, terá a presença do cronista Laé de Souza, para um bate-papo com o público sobre seu processo de criação. O cronista se caracteriza pelas reflexões sutis sobre o cotidiano, com a transformação de assuntos sérios em histórias agradáveis, conduzidas pela leveza de seus estilo cômico.

Biblioteca ‘Embarque na Leitura’

A biblioteca ‘Embarque na Leitura’, na estação Paraíso, é a primeira a funcionar numa estação de metrô no Brasil, visando facilitar o acesso dos interessados na leitura gratuita de livros de assuntos variados e interessantes.

Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 11 às 20 horas. Para o cadastramento necessário, os leitores devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. Menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais. Pode ser retirado somente um livro por vez. A devolução ocorre em qualquer dia e horário de funcionamento da estação (das 4h40 à meia-noite), por meio de caixa apropriada existente no local.

A instalação possui balcão de atendimento com duas profissionais e um acervo inicial de 4000 volumes, que incluem Filosofia, Sociologia, Artes,Literatura brasileira e estrangeira, História, Geografia, Religião, entre outros gêneros, voltados ao público infantil, juvenil e adulto, além de acervo em Braille

Departamento de Imprensa do Metrô

F.C.