Metrô: Fernando Bonassi ministra palestra em homenagem ao Dia Mundial do Livro

Encontro entre o escritor e usuários do metrô será hoje, às 15h, na estação Paraíso

qua, 20/04/2005 - 10h06 | Do Portal do Governo

Em comemoração ao Dia Mundial do Livro (23 de abril), o Metrô de São Paulo e a Câmara Brasileira do Livro promovem nesta quarta-feira, dia 20, às 15 horas, na estação Paraíso, a palestra ‘A importância do exemplo’ com o escritor Fernando Bonassi. Autor de ‘Passaporte’, ‘São Paulo/Brasil’ e ‘O Menino que se Trancou na Geladeira’, Bonassi irá falar sobre como os bons exemplos influenciam na formação cultural e social das pessoas.

O evento, aberto a todos os usuários do Metrô, faz parte das programações da ‘Biblioteca Embarque na Leitura’, projeto que conta com o apoio de Cláudia Costin, secretária estadual da Cultura, e visa democratizar o acesso da população ao livro. A biblioteca da Estação Paraiso disponibiliza empréstimo gratuito de livros com um acervo de cerca de quatro mil volumes, de gêneros variados (literatura brasileira e estrangeira, filosofia, religião, sociologia, artes, história e geografia) e promove eventos como tarde de autógrafos, conversa com escritores e contadores de história.

Dia Mundial do Livro

Instituído pela Unesco como o Dia Mundial do Livro, o 23 de abril reúne diversos fatos históricos vinculados à literatura que justificam sua escolha. Nessa data, em 1616, faleciam os escritores espanhóis Miguel de Cervantes e Garcilaso de La veja, além do inglês William Shakespeare. Também em 23 de abril, mas em anos distintos, nasceram ou morreram vários outros escritores de renome, como Maurice Druon, K. Laxness, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejia Vallejo. Antes de ser oficialmente instituído, o 23 de abril já era comemorado pelos catalães (região de Barcelona, na Espanha), que nesse dia costumavam presentear amigos e parentes com livros e rosas.

Fernando Bonassi

Fernando Bonassi é formado em cinema pela ECA/USP, escritor de vários livros nas áreas de romance, infanto-juvenil e contos, com livros adotados pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. É roteirista, dramaturgo e cineasta. Recebeu vários prêmios no Brasil e no exterior, entre eles, o Prêmio Jabuti de literatura. Em cinema, foi premiado pelo Festival de Biarritz, Festival de Gramado, Festival de Caracas, Rio Cine Festival, entre outros.

Palestra do escrito Fernando Bonassi na estação Paraíso
Data: Quarta-feira, 20 de abril de 2005
Horário: 15 horas
Local: Estação Paraíso do Metrô – Capital

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa

(LRK)