Metrô fecha contrato de R$ 143,6 milhões para aquisição de sistemas operacionais da Linha 2

Instalação dos equipamentos deve começar em 30 dias

sex, 29/04/2005 - 11h04 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metrô fechou contrato no valor de R$ 143,6 milhões, com o consórcio Linha Verde (formado pelas empresas Alstom e Siemens), para o fornecimento, implantação e colocação em operação, de sistemas operacionais do trecho em expansão da Linha 2-Verde (Ana Rosa – Ipiranga). A previsão é de que a implantação desses sistemas inicie-se em 30 dias.

‘Estamos trabalhando para cumprir a meta do governador Geraldo Alckmin que é operar em março do próximo ano, o trecho Ana Rosa – Imigrantes do Metrô’, informa o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Os sistemas operacionais são equipamentos que permitem a operação segura e adequada dos trens e das estações. O objeto desse contrato incluem sistemas de sinalização e controle de trens, de controle local, de alimentação elétrica e auxiliares (ver descrição técnica abaixo).

a. Sinalização e controle de trens é um conjunto de equipamentos que controla a movimentação de trens;

b. Sistema de controle local, é aquele que concentra todas as informações relativas à operação de todos os equipamentos de cada estação e seu domínio, permitindo exercer no local, a supervisão operacional dos sistemas. Esse sistema permite o monitoramento de escadas rolantes, elevadores, sistema elétrico, sistema de emergência etc;

c. Sistema de alimentação elétrica é formado pelas subestações auxiliares, que transformam a energia na tensão de 22kV da subestação primária (Barra Funda) e a transforma em energia de baixa tensão (440V) para a movimentação de equipamentos como escadas rolantes, bloqueios, elevadores, bem como sistemas de iluminação e força e tomadas. Esse sistema (de alimentação elétrica) é responsável também pelo fornecimento de energia elétrica para o ‘terceiro trilho’, que repassa a tensão de 750Vcc para a alimentação elétrica dos trens;

d. Sistemas auxiliares, são aqueles que dão suporte para o perfeito funcionamento das estações como bombas d´água (que fazem a movimentação de água das caixas d´água); ventilação, equipamentos de grande porte, que fazem movimentação de ar (ventilação e exaustão) das estações; e iluminação das estações e dos túneis.

Paralelamente à implantação desses sistemas, o Metrô finaliza outras licitações para fornecimento, implantação e colocação em operação de outros sistemas operacionais como o de telecomunicações das estações e trens (centrais telefônicas, sistema de sonorização das estações, rádio-comunicadores das estações e trens, circuito fechado de TV e relógios das estações); ventilação e exaustão das estações e túneis, que é realizada por ventiladores de grande porte; escadas rolantes, num total de 19; e elevadores especiais, num total de sete, para a locomoção de pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida.

Linha 2 (Ana Rosa – Ipiranga)

As obras de expansão da Linha 2 foram iniciadas pelo, governador Geraldo Alckmin em 31 de março de 2004, no poço serviço Carlos Petit. Têm 3,4 quilômetros de extensão e três estações (Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga) interligará a estação Ana Rosa (interligada à Linha 1-Azul), na Vila Mariana até a estação Ipiranga, no bairro do Ipiranga.

A expectativa é de que até o final do próximo ano, quando as três estações estiverem em operação comercial, a Linha 2-Verde alcance 380 mil novos usuários/dia. O primeiro trecho (Ana Rosa – Imigrantes) deverá ser inaugurado em 31 de março de 2006; e o segundo trecho (Imigrantes – Ipiranga) em 30 de setembro de 2006.

A Linha 2, que atualmente atende da estação Ana Rosa à estação Vila Madalena transporta diariamente cerca de 270 mil passageiros.

O valor total da obra de expansão da Linha 2, incluindo a parte civil (túneis e estações) e acabamento, é de R$ 845 milhões.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa