Metrô: Exposições fazem usuário viajar no tempo

Mostras ficam em cartaz até o dia 30 de abril na Estação República

qui, 15/04/2004 - 13h00 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, com seu programa Ação Cultural, promove até o dia 30 de abril duas exposições na Estação República, da Linha 3 – Vermelha, que fazem o usuário viajar no tempo e na história.

Uma delas é intitulada ‘Pedalando para o Futuro’ e aborda a história da bicicleta, remontando ao século XIX, quando foi criado o primeiro modelo, chamado ‘celerífero’. Tratava-se de um veículo primitivo, de duas rodas, ligadas por uma ponte de madeira, em forma de cavalo e acionado por impulsos alternados dos pés sobre o chão. O nome celerífero vem do latim celer, que significa rápido, e fero, que é transporte.

Há também uma réplica da ‘draisiana’, primeiro passo na evolução do celerífero, que conta com um guidão.

A mostra é realizada pela fábrica Caloi e reúne cerca de 25 peças produzidas ao longo dos anos, além de réplicas e também criações mais recentes.

Outra atração é a exposição ‘Restauração do Palácio Campos Elíseos’. Nela, pode-se tomar conhecimento do projeto de reforma e restauro deste edifício que até 1965 foi sede do Governo do Estado de São Paulo e hoje abriga a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo.

A exposição contém fotos e plantas expostos em painéis e mostra uma pesquisa histórica do Palácio, com a cronologia de construção e reformas, além de análises da relevância histórica e do seu estado de conservação.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)