Metrô: Exposição na estação Sé leva o público ao começo do século XX

Reprodução de documentos e fotos contam a história dos 88 anos do banco Nossa Caixa

sex, 18/03/2005 - 13h39 | Do Portal do Governo

Imagine ser a primeira pessoa a abrir uma conta em um banco que possui hoje mais de seis milhões de outros correntistas. Foi o que aconteceu com o estudante Paulo Francisco de Andrade Arantes, de apenas 15 anos, em 1917. Ele teve essa honra por ser filho do governador do Estado, Altino Arantes, e fez um depósito inicial simbólico de um conto de réis. O banco que foi fundado nesta data e em que a conta foi aberta é a Nossa Caixa, na época Caixa Econômica Estadual.

Esta e outras histórias interessantes sobre essa instituição bancária podem ser conferidas na exposição que comemora seu aniversário. Ela está sendo exibida na estação Sé do Metrô até o final deste mês.

São revisitados mais de 88 anos. O banco nasceu com a missão de estimular as pessoas a poupar dinheiro através de depósitos e fazer o chamado pé-de-meia. Na época da sua fundação, estava em curso a 1ª Guerra Mundial e a principal fonte econômica do Estado de São Paulo era a agricultura, que tinha no café a sua maior riqueza.

Um outro fato interessante, destacado na exposição, aconteceu com um funcionário da agência Matriz, em 1939. Ele sofreu um processo administrativo por ter fornecido um saldo de conta corrente pelo telefone. O que hoje é um serviço extremamente normal e importante para qualquer correntista, naquela primeira metade do século era visto como ilegal.

Entre os documentos históricos da mostra estão alguns dos famosos bilhetes do governador Jânio Quadros, que mostram particularidades do seu jeito de administrar. Através deles, Jânio determinava a abertura de agências no interior e cobrava prazos para o cumprimento de sua ordem. Além disso, através desses bilhetes, ele orientava sobre o direcionamento das operações de crédito da instituição.

É interessante também acompanhar a evolução das peças publicitárias e as propagandas de produtos e serviços desse banco, que é uma instituição pública estadual e classificada entre as dez maiores do setor financeiro do país, de acordo com o ranking do Banco Central.

A exposição é itinerante. Fica na estação Sé até o dia 29 de abril. No mês de maio estará na estação Vila Madalena e, em junho, na estação Brás.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa

(LRK)