Metrô: Exposição na estação Brás resgata a memória do bairro do Belém

Mostra vai até o dia 29 de maio

seg, 16/05/2005 - 19h54 | Do Portal do Governo

Promovida pelo programa Ação Cultural do Metrô, na estação Brás, até o dia 29 de maio, a exposição “Memórias e Vivências do Belém-São Paulo 450 anos” é um resgate da história do bairro do Belém, localizado na zona leste da Capital.

O projeto da mostra foi desenvolvido pelos alunos do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) e a comunidade do Belém e arredores, utilizando recursos de diversas linguagens – escrita, plástica, musical e corporal- para ilustrar de forma didática e criativa a memória do bairro, sua atual condição e seus principais problemas.

O conteúdo escrito e ilustrado foi disposto em 11 painéis, com pesquisas, depoimentos de moradores, trabalhadores e personalidades tradicionais do bairro, além de visitas a locais históricos. Uma linha cronológica mostra as principais metamorfoses do bairro, desde a formação da cidade.

A exposição, na esteira das comemorações dos 450 anos da cidade de São Paulo, é um esforço de conscientização e cidadania, destacando a formação da identidade coletiva numa metrópole que raramente preserva a riquíssima história de seus bairros, e, logo, de sua própria formação e identidade.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa