Metrô: Exposição de fotos na estação Sé celebra 125 anos do Instituto Emílio Ribas

Secretaria da Saúde organizou mostra sobre o maior hospital de infectologia do País

qui, 10/03/2005 - 12h04 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde organizou uma exposição de fotos antigas para comemorar os 125 anos do Instituto de Infectologia Emílio Ribas. A história do maior hospital de infectologia do Brasil poderá ser vista até o dia 31 deste mês na Estação Sé do Metrô.

Elaborada pelo arquiteto Júlio Abe Wakahara, a exposição poderá ser vista por qualquer pessoa que circula pela estação. Os painéis foram confeccionados com a proposta de se transformarem em um museu de rua. Por isso, têm materiais especiais, à prova de chuva. A exposição esteve no início do ano na estação Clínicas do Metrô.

A história de epidemias que atingiram o Estado nos últimos 125 anos, bem como o importante trabalho realizado hoje no Ribas se tornarão de conhecimento público nesta exposição. O Instituto é referência no tratamento de portadores do vírus HIV, causador da Aids, atende a 68 mil pessoas por ano, realiza seis mil consultas ambulatoriais por mês e conta com a participação de um atuante grupo de voluntários.

Quem passar pela estação Sé poderá conhecer também um pouco mais da história do médico que deu nome ao instituto, precursor do sanitarismo no Brasil. Emílio Marcondes Ribas comprovou, por exemplo, a tese de que a febre amarela era transmitida por mosquito e não por contato humano, como se supunha no final do século 19.
As fotos mais antigas foram cedidas pelo Arquivo Histórico Municipal.

A pesquisa histórica contou com o apoio do Museu Emílio Ribas de Saúde Pública, da Secretaria. A exposição é patrocinada por quatro laboratórios (Abbott, Roche, Bristol e United Medical).

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

V.C.