Metrô: Exposição ‘100 Anos de Farmácia em São Paulo’ está na estação Luz

Acesso é gratuito para os usuários do sistema

qui, 12/05/2005 - 13h01 | Do Portal do Governo

Atração na estação Luz do Metrô, até o próximo dia 29, a exposição ‘100 Anos de Farmácia em São Paulo’ faz parte dos eventos promovidos em maio pelo programa Ação Cultural da Companhia do Metropolitano.

A iniciativa retrata a trajetória, desde os tempos em que a palavra era escrita com ‘ph’, de uma atividade que, muito além de um negócio comercial, sempre esteve associada à imagem de uma autêntica instituição cultural, com capacidade de refletir e alterar hábitos e comportamentos da população ao longo de mais de um século.

A mostra reúne reproduções de fotos que permitem ao público perceber a evolução arquitetônica e do atendimento das farmácias, que revelam muitas das mudanças culturais incorporadas pelo estado de São Paulo desde o início do século XX.

Entre as curiosidades da exposição, há uma foto da primeira farmácia da rede Drogaria São Paulo. Ela foi fundada em 1943 na Rua José Bonifácio, no centro da Capital, a partir da união de três sócios. Na reprodução, pode-se ver a Catedral da Sé ao fundo.

Importância do farmacêutico

A importância das farmácias no cotidiano da vida paulista fica evidente em toda a exposição. Em muitas cidades do interior e bairros mais afastados, a população só contava com o farmacêutico, verdadeira autoridade, para os primeiros socorros, orientações médicas e cuidados com doenças e higiene. Em geral, o mesmo farmacêutico tratava o paciente (o ‘freguês’), do início ao fim da doença, tornando inevitável a amizade com as famílias. Daí as farmácias se constituírem em tradicionais pontos de encontro para se saber das novidades do dia-a-dia.

‘100 Anos de Farmácia em São Paulol’ pode ser vista na estação Luz do Metrô durante o horário normal de funcionamento do local, das 4h40 à meia-noite, com acesso gratuito para os usuários do Metrô,até o próximo dia 29. A mesma exposição retorna ao Metrô no início de julho, na estação Clínicas.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
Departamento de Imprensa

(LRK)