Metrô: Estão quase concluídas obras de melhorias urbanas no centro de Guaianazes

A informação é do presidente do Metrô, Luiz Carlos David

qua, 09/06/2004 - 18h17 | Do Portal do Governo

‘Até o final deste mês, a duplicação da avenida Salvador Gianetti, principal viário de ligação do bairro de Guaianazes com o centro da Capital e também com outros municípios da região Leste da Grande São Paulo, deverá estar concluída’, destaca o presidente da Companhia do Metrô, Luiz Carlos David.

A duplicação da avenida Salvador Gianetti conclui um importante conjunto de obras que o Governo do Estado executa na área central de Guainazes, um dos bairros mais populosos e carentes da cidade de São Paulo.

Transferência para a CPTM

As intervenções atuais no local complementam a implantação, pela Companhia do Metrô, de projeto que incluiu a construção de três novas estações (Dom Bosco, José Bonifácio e Guaianazes) e também 8,1 quilômetros de linha férrea entre Itaquera e Guaianazes, trecho que foi incorporado à operação do Expresso Leste da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), desde a sua inauguração, em 2000.

‘O trabalho de melhorias que estamos finalizando no centro de Guaianazes é de grande importância para a melhoria da qualidade de vida da população local, pois a obra vai facilitar e melhorar os deslocamentos das pessoas por toda a região, que desde 2000 já conta com o Expresso Leste, uma iniciativa de sucesso do Metrô e da CPTM, que opera atualmente entre Guaianazes e Luz’, acrescenta o secretários dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

A previsão é de que a partir de setembro deste ano o Expresso Leste amplie sua cobertura de serviços, chegando até a estação Barra Funda, na zona Oeste de São Paulo.

As obras de melhorias urbanas realizadas pela Companhia do Metrô em Guaianazes são realizadas com recursos diretos do Governo do Estado e financiamento parcial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

As obras incluíram a construção de uma galeria de águas pluviais, já entregue e em funcionamento desde o final do ano passado, sob o viário da avenida Salvador Gianetti. A galeria, de 162,36 metros de extensão e 2,2 metros de diâmetro, eliminou um antigo e crônico problema de enchentes na região.

Comerciantes, moradores e motoristas comemoram a funcionalidade do equipamento, que foi responsável pela ausência de inundações na região durante as chuvas do último verão.

Liberação da Nova Pista

No final da semana passada, o Metrô concluiu importantes etapas de obras, como o fechamento do muro da ferrovia, complementos (guia, sarjeta e boca de lobo) da pista Sul da avenida Salvador Gianetti e adaptação da alça do viaduto Deputado Antônio Sylvio Cunha Bueno, que permitiram a liberação dessa pista (Sul) ao tráfego.

Sete postes de iluminação pública que se encontravam no eixo da pista Sul já foram remanejados para o canteiro central do viário. Esses postes serão remanejados em definitivo para as ‘ilhas’ da baia do estacionamento que será implantado ao longo da pista Norte, sentido bairro.

Essa medida proporcionará melhorias significativa no ambiente urbano existente, valorizando o comércio local que está instalado desse lado do viário.

Além da melhoria no pavimento, as obras na avenida Salvador Gianetti prevêem mudanças no canteiro central, que ganhará moderna iluminação pública, com a instalação de postes metálicos e luminárias tipo ‘pétalas’, aumentando consideravelmente a segurança de pedestres, comerciantes e motoristas na região.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

M.J.