Metrô: Estado investe mais de R$ 1 bilhão na expansão do Metrô em 2005

Na Semana do Meio Ambiente, ganha evidência a importância urbana do transporte coletivo não poluidor

seg, 06/06/2005 - 13h52 | Do Portal do Governo

“Ciente da importância do Metrô para o futuro de São Paulo, o governo do Estado está investindo em 2005 mais de R$ 1 bilhão na expansão da rede metroviária, com a construção de 16,2 quilômetros de linhas, que serão entregues nos próximos anos. Trata-se de uma enorme contribuição para o futuro saudável desejado por todos os paulistanos”. A informação, do presidente do Metrô, Luiz Carlos David, foi destacada durante o seminário “Metrô na Semana do Meio Ambiente”, que ocorreu na empresa nos últimos dois dias.

Na ocasião, foram ressaltados vários dados significativos sobre o funcionamento do Metrô, que constam do Balanço Social da empresa em 2004.

O Metrô de São Paulo, que transporta atualmente cerca de 2,5 milhões de usuários diários em 57,6 quilômetros de linhas, é responsável por uma redução considerável do nível de poluentes na atmosfera da capital paulista. Em 2004, seu funcionamento (com uma frota de 117 trens , que realizam 2895 viagens diárias) contribuiu com a diminuição de 900 mil toneladas de poluentes, 85% deles só de gás carbônico (CO2) – quantidade equivalente à emissão de uma frota de 3 mil ônibus e 116 mil carros.

Além da redução de poluentes, por sua tração elétrica, o Metrô também contribuiu com a diminuição do consumo de combustível obtido de fontes não-renováveis. Em 2004, foram 330 milhões de litros de derivados de petróleo.

A operação diária do Metrô também foi responsável por uma economia estimada de 400 milhões de horas de viagem por ano nas ruas de São Paulo, considerando o que seria gasto pela população em deslocamentos que não utilizassem o sistema metroviário. A expressiva redução do tráfego viário de superfície, em decorrência do funcionamento do Metrô, influiu positivamente no trânsito paulistano, permitindo o aumento da velocidade desenvolvida pelos outros meios de transporte, além da queda no número de acidentes.

O Metrô também se destaca entre as empresas com responsabilidade ambiental graças a programas sistemáticos de reciclagem de óleos lubrificantes, queima de óleos e tintas inservíveis em autoforno, venda de sucatas ferrosas e devolução de baterias aos fabricantes.

Melhoria da qualidade de vida urbana e ambiental

“O Metrô garante, com deslocamentos rápidos, eficientes e confiáveis, uma expressiva melhoria da qualidade de vida urbana, incluindo a questão ambiental, já que é um sistema de alta capacidade de transporte e não-poluente, verdadeiro antídoto para os enormes congestionamentos de trânsito da cidade, que já conta com uma frota que supera os 5,3 milhões de veículos”, concluiu o presidente da Companhia, Luiz Carlos David, no evento alusivo à Semana do Meio Ambiente.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa