Metrô: Estações Marechal Deodoro e Barra Funda completam 15 anos de funcionamento

As duas estações, localizadas no lado Oeste da Capital, têm importante papel no dia- a-dia dos paulistanos

ter, 16/12/2003 - 14h55 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 17, as estações Marechal Deodoro e Barra Funda do Metrô completam 15 anos de funcionamento. Suas inaugurações acrescentaram mais 2.470 metros à Linha 3 / Vermelha (Corinthians-Itaquera – Barra Funda), a mais extensa da rede do Metropolitano de São Paulo com 22 quilômetros.

As duas estações, localizadas no lado Oeste da Capital, têm importante papel no dia- a-dia dos paulistanos. A estação Marechal Deodoro, com cerca de 36.000 entradas/dia, dispõe de lojas de cadastramento de beneficiários do Bilhete Especial do Idoso e de comercialização de vales-transporte. Esta estação foi a primeira a receber piso tátil para orientação de pessoas portadoras de deficiência visual.

O recorde de entradas num único dia foi estabelecido em 31/05/03, quando 44.104 pessoas passaram pelos seus bloqueios. A estação conta também com um posto de vendas de produtos hortifrutigranjeiros mais baratos.

Integração com trens e ônibus

Quanto à estação terminal Barra Funda, sua importância é ainda maior. A estação está integrada físicamente com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), ônibus rodoviários e urbanos. Circulam diariamente pela estação cerca de 153.000 pessoas, das quais 90.000, aproximadamente, são usuários da integração trem-metrô. O recorde de entradas (183.743), foi estabelecido em 07/04/03.

A estação Barra Funda é uma das primeiras, junto com Corinthians-Itaquera, a receber elevadores especiais para pessoas portadores de deficiência, em 12/09/93.

Barra Funda é uma ótima opção para se chegar a diversos pontos de lazer da capital, como o Memorial da América Latina e o Parque da Água Branca, que ficam bem próximos da estação.

A estação está interligada com o parque de diversões Playcenter, por meio de uma linha de ônibus gratuita. Está localizada nas proximidades dos estádios de futebol Palestra Itália, do Palmeiras, e do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô