Metrô: Estações exibem Cow Parade, o circuito das vacas artísticas

Elas estão nas estações República, Sé, Tatuapé e Ana Rosa, até o final do mês

sex, 09/09/2005 - 12h52 | Do Portal do Governo

Os usuários do Metrô terão um motivo a mais para circularem nas estações República, Sé, Tatuapé e Ana Rosa. Até o final do mês de setembro, estarão instaladas nessas estações quatro exemplares das vaquinhas que estão animando toda a cidade – lembrando um pouco a Índia, onde esses animais são reverenciados por sua condição sagrada.

Na estação República está localizada a ‘Vacachitta’. Seu autor, o artista plástico Luiz Hermano, confeccionou uma decoração tipicamente brasileira, com grandes flores e cores fortes.

Seguindo o percurso na Linha 3 – Vermelha, na estação Sé, os usuários podem conferir uma vaquinha bem relax. Obra do artista Alfredo Bezerra, a ‘Vacation’ é uma versão praiana composta de canga e guarda-sol.

Mais à frente, na estação Tatuapé está a ‘A Rota da Vaca’, de autoria dos artistas Marcelo Calado e Cid Hirata. Essa é uma vaquinha bem cosmopolita, com decoração toda baseada no mapa-mundi.

Partindo para Linha 1 – Azul, na estação Ana Rosa, a ‘Cowtoon’ exibe um sorriso largo, olhos bem arregalados e, apesar do nome, bem nacionalista, com seu corpo pintado com as cores da bandeira do Brasil.

‘A Cow Parade’ é o maior evento de arte de rua do mundo. Em São Paulo, primeiro local da América Latina a receber a exposição, são 150 vacas distribuídas pelos principais pontos de circulação da cidade. O circuito da vacas já passou por 24 cidades ao redor do mundo, entre elas: Nova York, Tóquio, Moscou, Bruxelas, Las Vegas, Praga, entre outras.

Além do aspecto cultural, a ‘Cow Parade’ contribui para questões sociais, porque ao final do circuito em São Paulo, as peças serão leiloadas e parte da renda arrecadada será doada à Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

Departamento de Imprensa do Metrô

J.C.