Metrô: Estação Tiradentes expõe obras sacras do artista Dito Pituba

Artista paulista, que nasceu em 15 de janeiro de 1848, iniciou sua produção aos 22 anos

ter, 23/03/2004 - 9h03 | Do Portal do Governo

Os usuários da estação Tiradentes do Metrô têm a oportunidade de, até 30 de maio, apreciar gratuitamente obras do artista popular paulista Dito Pituba. Os trabalhos do santeiro pertencem ao Museu de Aete Sacra (MAS), que está localizado próximo a essa estação da Linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi).

Os interessados em conhecer todo o acervo de arte sacra do MAS (rua Jorge Miranda, 43) terão um desconto de 75% no valor normal do ingresso, que de R$ 4,00 sai por apenas R$ 1,00, caso utilizem o Metrô como meio de transporte. A promoção, fruto de parceria, possibilita que o usuário da estação Tiradentes receba o cupom de desconto, distribuído por monitores do MAS, após a passagem pela linha de bloqueios, de terça a domingo, das 11h às 19 horas, horário de funcionamento do museu.

A parceria do Metrô com o Museu de Arte Sacra é realizada pela segunda vez, a partir da proximidade física entre o MAS e a estação Tiradentes, que apresenta movimento diário de 19 mil usuários.

O santeiro Dito Pituba

Benedito Amaro de Oliveira, o Dito Pituba (1848/1923), é considerado um dos grandes nomes brasileiros na arte popular sacra, por suas obras de escultura de santos.

O artista, que nasceu em 15 de janeiro de 1848 na cidade paulista de Santa Isabel, iniciou sua produção aos 22 anos, com imagens de diversos tamanhos, moldadas em barro queimado ou cru, na pequena olaria do pai.

Entre as curiosidades sobre Dito Pituba, um dos últimos santeiros populares paulistas, está o fato de raramente ter assinado e datado suas esculturas, pintadas com tintas que o próprio artista fabricava.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)