Metrô: Estação Tatuapé completa amanhã 22 anos de funcionamento

Linha 3-Vermelha operava apenas cinco estações no começo da década de 80

ter, 04/11/2003 - 13h01 | Do Portal do Governo

Há 22 anos (05/11/1981), a estação Tatuapé do Metrô foi inaugurada na Zona Leste. A linha 3-Vermelha, que até então operava cinco estações (Sé, Pedro II, Brás, Bresser e Belém), num trecho de 5,9 Km de extensão, ganhou mais 1.427 metros.

Após a inauguração dessa estação, a linha, na época chamada de Leste-Oeste, teve um crescimento significativo de usuários, passando de 50 mil para 220 mil usuários/dia. De grande importância para o paulistano, a estação foi concebida para proporcionar a integração física de Metrô, ferrovia e ônibus (dois terminais).

‘A integração metroferroviária foi a primeira iniciativa do gênero implantada no Brasil, oferecendo condições favoráveis de transferência aos usuários dos dois sistemas’, destacou Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Funcionando inicialmente como terminal da linha, a Tatuapé desde o seu início, caracterizou-se como estação diferenciada, com um crescimento gradativo de passageiros. No dia 19 de dezembro de 1985 registrou o seu recorde de entradas, recebendo 149.930 usuários.

No dia 28 de outubro de 1997, com a inauguração do Shopping Metrô Tatuapé, empreendimento implantado em parceria com a iniciativa privada, a estação ganhou um novo impulso de usuários. O número de entradas nos dias úteis passou de 46 para 55 mil .

Nos finais de semana a estação Tatuapé, devido a sua integração física com o Shopping, tem um aumento notável em sua demanda. A grande maioria dos visitantes do shopping (75%) utilizam o Metrô como meio de transporte.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)