Metrô: Estação Sumaré realiza simulado de combate a incêndio

Será nesta sexta-feira, dia 17, às 10h45

qua, 15/06/2005 - 15h24 | Do Portal do Governo

O Metrô realizará na próxima sexta-feira, dia 17, às 10h45, o segundo simulado de incêndio e salvamento deste ano e o 25º em conjunto com os bombeiros. O exercício acontece na estação Sumaré, da linha 2 – Verde, que opera da região de Ana Rosa à Vila Madalena, e, a partir de próximo ano, interligará também os bairros da região da Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga.

O simulado terá a participação conjunta da Brigada de Emergência do Metrô, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Será programada a simulação de um princípio de incêndio em um armário elétrico, localizado no interior do quarto carro de um trem metroviário.

Para obter a fumaça necessária ao treinamento, o Metrô utilizará uma bomba geradora de fumaça.

Roteiro do Simulado

De acordo com o roteiro, às 10h45, momento inicial da ocorrência, cinco figurantes participarão do princípio de incêndio. Um dos figurantes simulará queimadura e asfixia e será socorrido pelos bombeiros em atuação. Os demais simularão mal súbito e serão atendidos pelos brigadistas do Metrô.

No momento da ocorrência, o Centro de Controle Operacional do Metrô deverá manter um trem parado na plataforma da estação Clínicas, durante cerca de seis minutos, das 10h45 às 10h51.

Já os funcionários da estação Sumaré, após a constatação do princípio de incêndio, deverão reunir a sua Brigada de Emergência para tomar algumas medidas, entre elas, a emissão de mensagens sonoras para os usuários e o fechamento da linha de bloqueios da estação por alguns instantes.

A previsão é de que toda esta movimentação dure cerca de dez minutos. Logo após a realização do simulado, o Metrô e o Corpo de Bombeiros avaliarão o exercício realizado.

Antes do início do simulado, os usuários do Metrô serão informados sobre esse treinamento por meio do sistema de som de todas as 52 estações do sistema metroviário e nos trens em circulação, além de cartazes, faixas e banners.

Departamento de Imprensa do Metrô

M.J.