Metrô: Estação República celebra 450 anos de presença africana em São Paulo

Visitantes também poderão acompanhar a apresentação de contadores de histórias

qua, 10/11/2004 - 20h28 | Do Portal do Governo

Foi aberta nesta quarta-feira, dia 10, na estação República, a exposição ‘ Momentos de África no Metrô’, em comemoração aos 450 anos de presença africana em São Paulo.

Organizada pela ONG Liga dos Estudantes e Amigos Africanos, entidade que promove a inclusão dos africanos em São Paulo, a iniciativa prossegue no local até o próximo dia 30.

Os usuários do Metrô que passarem pela estação República poderão conhecer um pouco mais da cultura, da música, da dança e da moda africana, que estão ali representadas em uma exposição composta por quadros, telas, peças de artesanato, instrumentos musicais, roupas e tecidos.

Para Tandú Domingos Neves, artista plástico de Angola, que expõe algumas de suas pinturas no evento, esta é uma grande oportunidade para que o povo brasileiro descubra o cotidiano dos africanos. ‘ Observar estas telas é uma maneira de viajar até a África para conhecer os costumes e tradições do meu povo’, diz ele.

Música, Dança e Histórias

Os visitantes também poderão acompanhar a apresentação de contadores de histórias, que irão relatar as tradições orais africanas, seus mitos e lendas. Quem gosta de música e dança bem ritmada também terá a oportunidade de conferir a performance de diversos grupos musicais.

Nesta quinta-feira, dia 11, estão programadas apresentações de contos populares de Angola, às 15 horas, e do grupo musical Momentos de África, às 17 horas.

Debates e comidas típicas

Próximo à estação República, no Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), que fica à rua Bento Freitas, 306, também até o próximo dia 30, com entrada franca ao público, será realizada uma série de debates que visam o estreitamento das relações entre o Brasil e a África.

Hoje, na abertura dos debates, o vice-Cônsul Geral da República de Angola no Brasil, João Diogo Fortunato, falou da independência política de sua nação e da cooperação brasileira no processo, já que o Brasil foi o primeiro país a reconhecer a soberania angolana. Após os debates, acontece degustação de pratos típicos africanos.

Da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa