Metrô: Estação Imigrantes já tem 70% da obra bruta já concluída

A extensão total de uma plataforma do Metrô é 136 metros

sex, 19/08/2005 - 21h51 | Do Portal do Governo

A estação Imigrantes, uma das que compõem a extensão da linha 2/Verde, que até março do próximo ano fará a ligação entre a região de Ana Rosa e o bairro do Ipiranga, já está com cera de 70% de sua obra bruta concluída e neste sábado, dia 20, serão concretados mais 40 metros da plataforma da estação.

A extensão total de uma plataforma do Metrô é 136 metros. Com os trabalhos de concretagem a serem realizados amanhã, a plataforma da estação Imigrantes terá 122,40, faltando somente os 13,60 metros restantes, que devem ser concluídos até o final do mês.

A obra bruta do elevador para portadores de deficiência também está concluída, aguardando a instalação do equipamento. A próxima etapa será o fechamento das paredes laterais e algumas obras complementares, que devem ser concluídas até a segunda quinzena de setembro, quando terá início a instalação da cobertura da estação.

Trilhos da futura extensão

Os trilhos da futura extensão da linha 2 – Verde também já começaram a ser soldados no Pátio Jabaquara e no Estacionamento Pátio Belém do Metrô. São dois os tipos de trilhos que vêm sendo preparados: os da via por onde os trens circularão e os que fornecem a alimentação elétrica para movimentar os trens, chamados de 3º trilho.

A extensão da linha 2 terá 3,4 quilômetros, mas a extensão dos trilhos preparados para a circulação dos trens é quatro vezes maior, uma vez que são dois trilhos em cada sentido da via. Serão utilizadas 732 barras de 18 metros cada, soldadas de seis em seis, formando barras longas de 108 metros. Cada metro de trilho do Metrô pesa 57 quilos. Portanto, essa atividade chega a cerca de 751 toneladas de aço.

Serão realizadas 610 soldas, uma média de 20 soldas por dia, ou o equivalente à produção de quatro barras de 108 metros, com o acompanhamento de um técnico e dois soldadores.

Com relação ao 3º trilho, serão cerca de seis quilômetros, uma vez que cada sentido da via possui um trilho de alimentação elétrica, de cada lado, e cerca de 1.400 isoladores utilizados, como o próprio nome diz, para isolar os pontos de fixação, na montagem do 3º trilho.

Características da Estação Imigrantes

A estação Imigrantes será semi-enterrada e terá plataforma central, com 10,70 metros de largura. A cobertura do vão central em material translúcido e as aberturas contínuas ao longo de todo o comprimento da estação permitirá a entrada de iluminação e ventilação natural.

Hoje, a Linha 2 opera entre as estações Ana Rosa e Vila Madalena, com 7 km de extensão, e transporta cerca de 280 mil usuários por dia. Com a implantação das três novas estações, prevê-se o acréscimo de 90 mil usuários na ‘linha Paulista’, diariamente, que passará a transportar 370 mil pessoas. As obras da expansão da linha 2 – Verde tiveram início em 31 de março de 2004 e prevêem investimentos de R$ 854 milhões.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo
C.A.