Metrô: Estação Corinthians-Itaquera completa 15 anos de existência

A estação é utilizada por cerca de 78 mil pessoas

ter, 30/09/2003 - 16h21 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 1º, a estação Corinthians-Itaquera (linha 3-Vermelha) completa 15 anos de operação comercial. Com uma área total de mais de 45 mil metros quadrados, a estação é utilizada por cerca de 78 mil pessoas/dia. Está integrada com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e com 34 pontos de parada, que são ocupados por ônibus e vans municipais e intermunicipais.

Construída no vale da rua do Contorno, a estação, ganhou o nome duplo em homenagem ao Sport Club Corinthians Paulista e ao bairro de Itaquera. Na época, o clube tinha um projeto para a construção de seu estádio para 200 mil pessoas na área ao lado.

A estação foi a última de uma série de cinco inauguradas no segundo semestre de 1988, no lado Leste da linha. Antecederam a sua inauguração, as estações Vila Matilde, Guilhermina-Esperança, Patriarca e Artur Alvim.

Hoje, a Linha 3-Vermelha atende de Itaquera à Barra Funda. São 22 quilômetros de linhas e 18 estações, que transportam diariamente 1,1 milhão de paulistanos. Nos horários de maior movimento, a linha é servida por 43 trens, que percorrem o trecho em apenas 37 minutos, com intervalos de 101 segundos, entre uma composição e outra.

Departamento de imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.