Metrô: Estação Belém completa hoje 22 anos

Na época da inauguração, a linha 3-Vermelha transportava diariamente 114 mil passageiros

sex, 05/09/2003 - 11h28 | Do Portal do Governo

Há exatamente 22 anos (05/09/1981) o Governo do Estado entregava aos paulistanos, especialmente os moradores da zona Leste, mais uma estação de Metrô: a estação Belém, da linha 3-Vermelha, antiga Leste-Oeste.

Localizada na avenida Alcântara Machado, s/nº, entre as estações Bresser e Tatuapé, a estação Belém construída em superfície, foi a quinta a entrar em operação comercial na linha 3 (depois de Sé, Pedro II, Brás e Bresser).

Tem cerca de 7.200 metros quadrados de área construída e dois terminais de ônibus urbanos, o Norte e o Sul. O seu acesso pode ser feito pela avenida Alcântara Machado, mais conhecida como Radial Leste e também pela rua Toledo Barbosa.

A estação Belém dispõem ainda, de telefones e sanitários públicos (gratuitos) e pequenas lojas comerciais. No terminal Norte (Toledo Barbosa), funciona também o quiosque da Estação Economia, de venda produtos alimentícios mais baratos.

Na época da sua inauguração, a linha 3-Vermelha, que funcionava de Sé a Belém transportava diariamente, 114 mil passageiros.

Hoje, a média diária de entradas na estação é de 36 mil. O recorde de entradas, num único dia (54.553), foi estabelecido no dia 16 de abril de 1984, quando a estação Belém operava como terminal de linha.

Atualmente, a linha 3-Vermelha, que atende da estação Corinthians-Itaquera à estação Barra Funda, é responsável pelo transporte diário de cerca de 1,1 milhão de passageiros.

Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô