Metrô: Escavações da Linha 2 atingem 502 metros e aproximam-se da Linha Norte-Sul

Desde 31 de março deste ano, até hoje, já foram retirados 17.207 metros cúbicos de terra

qui, 23/09/2004 - 14h15 | Do Portal do Governo

Os novos túneis do Metrô para a expansão da Linha 2 do Metrô, entre as estações Ana Rosa e Imigrantes, em construção pelo Governo do Estado sob a rua Vergueiro, na Vila Mariana, atingiram na manhã de hoje, dia 23, 502,40 metros de extensão.

Por determinação do governador Geraldo Alckmin, o Metrô, informa o secretário de Estado dos Transporte Metropolitanos, Jurandir Fernandes, estuda a possibilidade de, ainda no próximo ano, dar continuidade à expansão da Linha 2 até o Ipiranga e o Sacomã, junto à rua Bom Pastor.

‘Desde o seu início, em 31 de março deste ano, até hoje (22/9), já foram retirados 17.207 metros cúbicos de terra, o correspondente a 3.441 caminhões basculantes. Nesse mesmo período, já foram utilizados 1.632 metros cúbicos de concreto para revestimento das paredes dos túneis’, destaca o presidente do Metrô, Luiz Carlos David.

Além dessa marca expressiva, acrescenta David, as escavações dos túneis da Linha 2 atingem o ponto de passagem sob os túneis da linha 1-Azul (Jabaquara – Tucuruvi). A linha 1 passa a uma profundidade de 12 metros do nível da superfície. As escavações da Linha 2 estão sendo executadas a 24 metros da superfície, 12 metros abaixo dos túneis da Linha 1.

Para garantir as escavações dos novos túneis, sem causar qualquer tipo de interferência nos trechos em operação, será empregada a técnica de enfilagem, que consiste na execução de 18 colunas de cimento, de 50 centímetros de diâmetro e 9 metros de comprimento, sob pressão para reforçar o solo na região das escavações.

Essa técnica foi utilizada no início das escavações, no poço Carlos Petit. A passagem dos túneis da Linha 2 será transversal ao traçado da Linha 1, terá cerca de 100 metros de extensão e ocorrerá sob a rua Dona Júlia, na Vila Mariana.

Estações e Poços de Ventilação

Simultaneamente às escavações dos túneis, o Metrô conta com outras frentes de trabalho ao longo da Linha 2, como os poços de ventilação Vila Mariana e Sepaco e as estações Chácara Klabin e Imigrantes.

Com relação ao poço de ventilação, o Vila Mariana (ao lado da estação Vila Mariana), terá 25,40 metros de profundidade e 12,60 m de diâmetro. Essa obra encontra-se com 70% das suas escavações executadas.

As escavações do outro poço (Sepaco), ao lado do Hospital e Maternidade Sepaco, prosseguem em ritmo acelerado, inclusive sob a laje de cobertura da rua Vergueiro, que foi recentemente liberada ao tráfego. O poço Sepaco funcionará também como saída de emergência de passageiros.

No terreno ao lado da futura estação Klabin, estão sendo feitas estacas helicoidais para contenção de parte do talude que foi recentemente executado junto ao Colégio Liceu Pasteur. A estação Chácara Klabin será construída em subterrâneo, na altura do número 3.780 da rua Vergueiro.

Nas imediações da futura estação Imigrantes, que terá parte em superfície e parte enterrada, estão sendo executados os estacões, que servirão de base para sustentar os pilares do elevado. Paralelamente, prosseguem as instalações do canteiro industrial do trecho.

A construção do elevado e da estação Imigrantes exigiu a interdição de 150 metros de duas pistas da rua Ricardo Jafet, sob o viaduto Saioá.

400 mil beneficiários

A previsão é de que, em 2006, 35 mil novos usuários passem a utilizar o o trecho prioritário, de 2,9 quilômetros, da expansão da Linha 2, entre Ana Rosa e Imigrantes.

Na primeira etapa do prolongamento, a Linha Paulista, que hoje opera de Ana Rosa à Vila Madalena, contará com 14 trens, que circularão com intervalos de 155 segundos.

Além dos benefícios diretos, com a implantação de um sistema de transporte de alta capacidade, confiabilidade e rapidez, a expansão da Linha 2, antiga reivindicação da população da região Sudeste da Capital, proporcionará melhorias na qualidade de vida de quase 400 mil moradores do bairro do Ipiranga e adjacências, com acentuada valorização urbana daquela região.

A segunda etapa do projeto prevê a construção de mais 2,2 quilômetros de vias e duas estações, Ipiranga e Sacomã, além de um pátio de manutenção e estacionamento de trens, na extremidade da linha.

Departamento de Imprensa do Metrô

M.J.