Metrô: Escavações da expansão da Linha 2 atingem 400 metros

A previsão é de que, em 2006, 35 mil novos usuários passem a utilizar este primeiro trecho

seg, 23/08/2004 - 9h38 | Do Portal do Governo

Os trabalhos de escavação, que ocorrem a uma profundidade média de 20 metros do viário da rua Vergueiro, estão sendo executados em dois túneis (o da via 1, que está com 206 metros de extensão; e o via 2, com 194 metros). ‘Os dois túneis estão sendo construídos em paralelo a uma distância mínima de seis metros entre as frentes de escavação’, explica o presidente do Metrô, Luiz Carlos David.

No início deste mês, o Metrô iniciou as obras de escavação do poço de ventilação Vila Mariana, ao lado da estação Vila Mariana da linha 1-Azul, e também do poço Sepaco, que fica ao lado do Hospital e Maternidade Sepaco. Esses dois poços serão utilizados, na primeira etapa das obras, como frentes de ataque às escavações dos túneis do trecho Ana Rosa – Imigrantes.

Para as próximas semanas, está previsto o início de obras do poço de ventilação Domingos Ferreira, no bairro do Ipiranga.

As novas frentes de obras irão gerar mais postos de trabalho, com a previsão de, na sua fase mais movimentada, totalizar 2.400 empregos diretos e 5.000 indiretos.

O trecho Ana Rosa – Imigrantes tem cerca de 3 quilômetros de extensão e duas novas estações, Chácara Klabin e Imigrantes. Orçado em R$ 560 milhões, o empreendimento já conta com R$ 111,1 milhões assegurados para este ano pelo Governo do Estado. As negociações para obtenção dos recursos restantes, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), estão em fase adiantada.

Liberação ao trânsito

Neste fim-de-semana, o Metrô entrega à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) o trecho de 200 metros da rua Vergueiro (entre as ruas João Luís Vives e Domingo de Soto), que foi interditado no último dia 17/07, para a execução de uma cobertura de vala. No local, sob a cobertura, será executada uma vala pelo método Vala a Céu Aberto (VCA), que servirá de acesso para as escavações dos túneis da linha 2. No terreno ao lado, nas proximidades do Hospital e Maternidade Sepaco, será construído o poço de ventilação de túneis Sepaco.

Com o objetivo de minimizar o impacto da obra no ambiente externo da região, o trecho Ana Rosa – Imigrantes será implantado basicamente em subterrâneo, com uma pequena parte, de 278 metros, em elevado, sobre a avenida Ricardo Jafet, junto à estação Imigrantes, que será semi-enterrada.

As interferências naturais das obras, como desapropriações e alterações no trânsito das áreas de entorno, vêm sendo tratadas, como é hábito do Metrô, com amplo entendimento com todos os segmentos da comunidade’, ressalta o diretor de Engenharia e Construções do Metrô, Sérgio Salvadori.

35 mil novos usuários

A previsão é de que, em 2006, 35 mil novos usuários passem a utilizar este primeiro trecho, com aproximadamente 3 quilômetros (Ana Rosa – Imigrantes), da expansão da Linha2.

Na primeira etapa do prolongamento, a Linha Paulista, que hoje opera de Ana Rosa à Vila Madalena, contará com 14 trens, que circularão com intervalos de 155 segundos.

Além dos benefícios diretos, com a implantação de um sistema de transporte de alta capacidade e confiabilidade, a expansão da Linha 2, antiga reivindicação da população da região Sudeste da Capital, proporcionará melhorias na qualidade de vida de quase 400 mil moradores do bairro do Ipiranga e adjacências, com acentuada valorização urbana daquela região.

A segunda etapa do projeto prevê a construção de mais 2,2 quilômetros de vias e duas estações, Ipiranga e Sacomã, além de um pátio de manutenção e estacionamento de trens, na extremidade da linha

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)