Metrô: Empresa executa serviços na Linha 3 para proporcionar mais conforto aos usuários

Trabalhos serão feitos em dois turnos

qui, 01/09/2005 - 14h28 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo troca, pela primeira vez, cerca de três mil metros cúbicos de britas no trecho em superfície da linha 3/Vermelha, que interliga o bairro de Itaquera à Barra Funda, próximo à estação Artur Alvim. Por esse trecho, que foi inaugurado em 1988, passam os 42 trens da linha, cerca de 500 vezes ao dia, em cada sentido.

As britas têm a função de sustentar os dormentes e os trilhos da via, além de servir de amortecimento para a vibração causada pela passagem dos trens.

Com o passar dos anos, essas britas, que têm formato irregular para que se encaixem uma sobre as outras, vão desgastando-se e ficando com a forma arredondada, perdendo a sua característica ideal de fixação e amortecimento.

Trabalhos executados em dois turnos

Para efetuar a troca dessas 4.200 toneladas de brita, estão envolvidas cerca de 45 pessoas e 12 veículos, em dois turnos de trabalho.

No período da manhã, os trabalhos preliminares são executados no Pátio de Itaquera – PIT, onde acontecem o descarregamento e descarte das britas velhas, o recebimento e carregamento das britas novas, o preparo e alinhamento dos dois comboios de veículos de manutenção para entrada na via (foto anexa), depois que o Metrô encerra a operação comercial.

Durante a madrugada, a troca da brita velha pela nova é realizada manualmente, em quatro trechos, da 1 às 4 horas. Apenas uma esteira rolante transporta a brita removida para um vagão vazio.

Um outro vagão se posiciona para que as britas novas sejam depositadas na via e socadas, também manualmente, para que se assentem ao longo do trecho. Depois de alguns metros já executados, uma máquina conhecida por socadora e niveladora de britas mecanizada complementa o serviço.

Esse trabalho, associado a outros realizados pelas equipes de manutenção, possibilita aos usuários do Metrô uma viagem com conforto, sem trepidações, evita falhas no trem e mantém a freqüência das viagens, transportando cerca de um milhão de usuários diariamente, com conforto, rapidez e segurança.

Do Departamento de Imprensa da Companha do Metropolitano de São Paulo – Metrô