Metrô e Corpo de Bombeiros realizam simulado de incêndio na estação Vila Matilde

nd

qua, 10/10/2001 - 11h34 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 11, a partir das 10h30, será realizado um simulado de incêndio na estação Vila Matilde do Metrô, que pertence à Linha 3 Vermelha (Corinthians-Itaquera/Barra Funda).

O treinamento visa garantir a segurança dos usuários e a preservação do patrimônio público na eventualidade de situações de emergência. A idéia é treinar os funcionários do Metrô e possibilitar ao Corpo de Bombeiros conhecer com detalhe as características do sistema metroviário. Assim como o simulado anterior, realizado em julho, este evento acontecerá durante a operação comercial.

De acordo com o roteiro, cinco figurantes estarão em uma das escadas rolantes da estação, onde ocorrerá o princípio de incêndio, e sofrerão queda e conseqüente traumatismo. Além disso, dois bombeiros estarão ocupando posições de empregados do Metrô atuando na casa de máquinas da escada. A população será alertada, antecipadamente, por meio de faixas e avisos sonoros na estação.

Um convênio firmado em 1988 entre o Corpo de Bombeiros e o Metrô (empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo), possibilitou a realização de 10 simulados nas estações até julho passado.

O simulado de Vila Matilde, o terceiro de 2001, contará com as presenças do secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do presidente do Metrô, Caetano Jannini Netto.