Metrô e Corpo de Bombeiros realizam simulado de incêndio na estação Vila Matilde

nd

ter, 09/10/2001 - 17h57 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de treinar os funcionários do Metrô e possibilitar ao Corpo de Bombeiros conhecer as características do sistema metroviário, será realizado, quinta-feira, dia 11, às 10h30, um simulado de incêndio na estação Vila Matilde da Linha 3 Vermelha (Corinthians-Itaquera/Barra Funda).

O evento terá a presença do Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e do Presidente do Metrô, Caetano Jannini Netto.

O treinamento visa, também, garantir a segurança dos usuários e a preservação do patrimônio público na eventualidade de situações de emergência.

Assim como o simulado anterior, realizado em julho, este evento acontecerá durante a operação comercial. De acordo com o roteiro, cinco figurantes estarão em uma das escadas rolantes da estação, onde ocorrerá o princípio de incêndio, e sofrerão queda e conseqüente traumatismo. Além disso, dois bombeiros estarão ocupando posições de empregados do Metrô atuando na casa de máquinas da escada. A população será alertada, antecipadamente, por meio de faixas e avisos sonoros na estação.

Um convênio firmado em 1988, entre o Corpo de Bombeiros e o Metrô (empresa vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Governo do Estado de São Paulo), possibilitou a realização de 10 simulados nas estações até julho passado. Neste ano, aconteceram dois, sendo que cada um deles envolveu, em média, 60 pessoas. O simulado de Vila Matilde será o terceiro de 2001 e, até o final do ano, ocorrerá mais um, em local e data a serem definidos.