Metrô divulga relação de 12 consórcios pré-qualificados para construção da Linha 4

nd

ter, 11/06/2002 - 20h15 | Do Portal do Governo

A relação das empresas pré-qualificadas para a implantação da linha 4 – Amarela (Luz / V. Sônia) do Metrô foi divulgada no início deste mês. Dos 17 consórcios internacionais interessados, 12 foram aprovados. Os consórcios são formados por empresas nacionais e estrangeiras, com representantes de vários países, entre eles, França, Alemanha, Japão e Estados Unidos.

Seguindo o cronograma do processo licitatório, até o final de junho as empresas pré-qualificadas receberão o edital de licitação e, em seguida, farão a entrega das propostas. O resultado do vencedor será publicado até o final do ano e o início das obras da nova linha será iniciado na seqüência.

As empresas pré-qualificadas são as seguintes: consórcio Hochtief, T´Trans, Pem e Scheider; consórcio Ingenieros Civiles, MPE Serveng Civilsan e EBE, consórcio Somague e Efacec, consórcio OHL, Encalso e Isolux, consórcio Dragados e Techint, consórcio CBPO, OAS e Alston, consórcio Camargo Correa, Siemens e Mitsui, Consórcio Andrade Gutierrez, Cobra Instal e Queiroz Galvão, consórcio Metrobras, Schahin, Constran e Cegelec, consórcio Necso
Entrecanales e Elecnor, consórcio Modern, Construcap e Edwards e Consórcio Mendes e Balfour Beatty.

Linha 4 (Amarela)

A nova linha ligará o bairro da Luz ao bairro de V. Sônia (Zona Oeste), passando pela região da Consolação, Av. Paulista e Pinheiros. Com extensão de 12,8 quilômetros e 11 estações, a linha será implantada em duas etapas. A primeira prevê a construção do trecho inteiro e cinco estações, sendo que as outras seis serão construídas na segunda etapa.

O custo para implantação da primeira fase é de US$ 934 milhões, que serão provenientes do Governo do Estado, por meio de financiamentos do Banco Mundial – Bird e do Japan Bank for International Corporation – JBIC, e da iniciativa privada.