Metrô: Demolições para construção de nova estação no bairro do Ipiranga estão em fase final

Previsão é que Estação Ipiranga do Metrô atenda cerca de 11.600 usuários no horário de pico

ter, 12/07/2005 - 10h02 | Do Portal do Governo

Até o final desta semana serão finalizadas as demolições necessárias à construção da futura estação Ipiranga, da linha 2 – Verde (Vila Madalena-Ipiranga). Do total de 14 imóveis desapropriados, em uma área de 3.622 metros quadrados, na confluência da avenida Dr. Gentil de Moura com a rua Visconde Pirajá, 13 já foram liberados pela justiça e estão sendo demolidos.

Em seguida será feita a terraplanagem do terreno e implantado o canteiro para que tenha início a escavação do poço da estação, que será feita em trincheira, onde a cada metro escavado projeta-se o concreto para conter desmoronamentos. O poço terá 32 metros de diâmetro e 34 metros de profundidade.

Após os trabalhos no poço, terá início a escavação da estação, pelo método New Austrian Tunneling Method – NATM, conhecido como ‘túnel de mineração’.

Estação Ipiranga

As obras da estação Ipiranga, que tem uma demanda prevista de 11.606 usuários no horário de pico (7.028 embarques e 4.578 desembarques) foram anunciadas pelo governador Geraldo Alckmin em 19 de dezembro do ano passado.

A estação Ipiranga terá 8.485 metros quadrados de área construída, dois acessos, uma bilheteria (dois guichês), sete bloqueios, sete escadas fixas, dez escadas rolantes e três elevadores. As plataformas laterais terão largura de 4,60 metros e comprimento de 136 metros.

A implantação do hall de bilheterias e bloqueios no nível da rua permitirá a utilização de iluminação e ventilação naturais. No nível do hall de bilheterias, estarão localizadas as salas operacionais da estação, que também receberão iluminação e ventilação natural.

O desnível entre o hall de bilheterias e as plataformas será de 24,16m, acessado em duas etapas. A primeira, formada por três lances de escadas (cada um com duas escadas rolantes e uma fixa) que atingem a passagem de transferência. A segunda prevê um conjunto de escadas fixas e quatro escadas rolantes, duas em cada plataforma, além de dois elevadores, ligando a passarela de transferência às plataformas.

As salas técnicas, porão de cabos e saída de emergência também estão localizados no nível da rua Visconde de Pirajá e terão ventilação e iluminação naturais.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

C.C.