Metrô: Demanda da Linha 5 tem acréscimo de 140%

Estações Capão Redondo e Campo Limpo registraram 52 mil entradas por dia

qua, 02/02/2005 - 13h58 | Do Portal do Governo

A demanda da Linha 5 do Metrô (Capão Redondo-Largo Treze), que vinha apresentando crescimento progressivo desde a sua inauguração em outubro de 2002, registrou aumento significativo com a integração das linhas intermunicipais de ônibus gerenciadas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), desde outubro do ano passado.

Com os ônibus integrados, as estações Capão Redondo e Campo Limpo registraram 52 mil entradas por dia, em dezembro passado, valor 140% superior às 22 mil entradas diárias, em setembro de 2004.

As transferências, sem acréscimo de tarifa, da EMTU para o Metrô em Capão Redondo, correspondem a nove mil passageiros/dia e em Campo Limpo, a sete mil passageiros/dia. Já as transferências do Metrô para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na estação Santo Amaro, chegam a 11 mil passageiros/dia.

A integração das 14 linhas de ônibus intermunicipais teve início no Terminal Capão Redondo, com o seccionamento de oito linhas provenientes dos municípios de Itapecerica da Serra e Embu e de outras seis linhas originárias de Embu e Taboão da Serra, no terminal Campo Limpo.

Opinião dos Usuários

O Metrô entrevistou, no início de dezembro, 331 usuários que se transferiam dos terminais de ônibus para utilizar o sistema metroviário, visando conhecer suas opiniões sobre a integração na Linha 5, bem como seus hábitos de viagem antes e depois da integração.

Embora os usuários da linha apresentem menor renda familiar, comparativamente aos das outras linhas de Metrô, a integração não representou ganhos financeiros para a grande maioria, já que apenas 20% usavam mais de uma condução anteriormente.

Por outro lado, uma grande parcela afirmou que a integração teve um impacto positivo no tempo de viagem. Antes da integração, menos de 10% gastavam até 30 minutos no trajeto. Depois da integração, mais de 1/3 dos usuários passou a gastar esse tempo. Os que gastavam mais de 90 minutos no trajeto antes da integração representavam 21% do total de passageiros e depois, apenas 7%.

Outro aspecto avaliado positivamente foi o espaço físico e a comunicação visual dos terminais Capão Redondo e Campo Limpo. Quando indagados sobre o que faltava nesse espaço, muitos usuários apontaram melhorias na infra-estrutura, com a instalação de banheiros e bancos para sentar, e a disponibilização de alguns serviços, como lanchonete, telefone público, entre outros.

A pesquisa constatou também que a renda média familiar mensal dos usuários da linha é de R$ 800,00, e a taxa de atividade na área da Linha 5, que é a relação entre empregos e população, apresenta índice menor de oferta de empregos: 0,24 empregos por habitante, enquanto no município de São Paulo a taxa fica em 0,50 empregos.

Embora haja tendência de aumento do uso de automóveis, existe uma maior dependência do transporte coletivo na região. No período de 1997 a 2002, a participação das viagens por transporte coletivo em relação ao total motorizado passou de 62% para 54%.

Companha do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa