Metrô Corinthians-Itaquera terá shopping center

Empreendimento vai gerar 1.500 empregos durante as obras e mais de três mil quando entrar em funcionamento

seg, 31/03/2003 - 15h25 | Do Portal do Governo


A Estação Corinthians-Itaquera do Metrô, na Zona Leste da Capital, que já conta com uma unidade do Poupatempo, ganhará, em aproximadamente três anos, um shopping center com 151 lojas, onze cinemas, área de lazer, um hipermercado e estacionamento para 2.800 automóveis.

O empreendimento ocupará uma área de 119 mil metros quadrados. Vai gerar cerca de 1.500 empregos diretos durante a construção, que será iniciada logo após a aprovação do projeto, e mais de três mil quando entrar em funcionamento, cerca de três anos após o início das obras. A oportunidade de trabalho será oferecida prioritariamente aos moradores da região.

O Shopping Metrô Itaquera será o terceiro com acesso direto ao sistema metroviário. Os outros dois são Tatuapé e Santa Cruz. Será erguido pelo Consórcio Shopping Metrô Itaquera que venceu a licitação para construção, administração e exploração do shopping e que investirá R$ 57 milhões na obra. ‘O Metrô vai aumentar a receita não tarifária’, explicou o governador Geraldo Alckmin, que esteve na Estação Corinthians-Itaquera do Metrô nesta segunda-feira, dia 31, para a assinatura do lançamento do shopping.

De acordo com o governador, 25% da receita bruta do shopping será destinada ao Metrô, que vai ceder a área por um período de 40 anos. ‘Daqui a 40 anos, o shopping inteiro passa para o Metrô, o terreno e o prédio, e o dono do shopping vai ser o povo de São Paulo, que é o dono do Metrô’, afirmou.

A receita do empreendimento compõe a chamada receita não tarifária, ou seja, que não é proveniente do bilhete pago pelo usuário. Atualmente, 5,5% da receita total do Metrô vêm da comercialização de áreas de propriedade da empresa.

No ano passado, a receita não tarifária alcançou cerca de R$ 32,3 milhões, provenientes de dois shopping centers, três terminais rodoviários, três centros de comércio e lazer, feiras temáticas, lojas fixas, estandes promocionais, quiosques, sanitários terceirizados e terrenos alocados para o comércio.

Além de gerar receita, a comercialização de áreas de propriedade do Metrô aumenta o número de usuários no sistema e é responsável pela geração de aproximadamente 12,4 mil empregos. ‘O shopping vai ativar toda a economia da região. No mundo de hoje, o que gera empregos é o setor de serviços. Fábrica é importante, mas quanto mais avança a tecnologia, mais desemprega’, lembrou Alckmin.

Outros investimentos estaduais na região

Durante a cerimônia, o governador lembrou que o Estado vem investindo na região. Ele citou obras como o Poupatempo, na Estação Corinthians-Itaquera, ao lado do futuro Shopping Metrô Itaquera; os hospitais estaduais de Itaim Paulista e Vila Prudente, que já atendem, e o de Sapopemba, que será inaugurado no próximo sábado; as escolas técnicas de nível médio em Guaianazes e Sapopemba; a Fatec no bairro de A.E.Carvalho, que já foi entregue; e o Campus II da Universidade de São Paulo, que está sendo construído em Ermelino Matarazzo. ‘A Zona Leste é um país. É maior que o Uruguai, tem 4,5 milhões de pessoas’, afirmou o governador.

Alckmin ressaltou ainda que a região estará recebendo dez novos trens da CPTM. E que, a partir de julho deste ano, os trens que iam até o Brás estarão seguindo até a Estação da Luz, com as obras da Operação Integração-Centro. ‘Hoje, transportamos 4,1 milhões de passageiros todos os dias, entre trem e metrô’, observou.

O governador também destacou que o Estado cedeu ao município a área da Corcova, antiga linha de trem Itaquera-Guaianazes. ‘Antes do Expresso Leste, que vai até Itaquera, e das três novas estações, Jacu-Pêssego (Dom Bosco), José Bonifácio e Guaianazes, existia uma linha de trem que fazia uma curva de Itaquera até Guaianazes e hoje está desativada. Esse antigo leito da CPTM foi cedido à Prefeitura para que seja feito o prolongamento da Radial Leste, que vai melhorar muito o sistema viário da região’, explicou Alckmin.

Cíntia Cury