Metrô: Construção da Estação Faria Lima da Linha 4 muda trânsito no Largo da Batata

Alterações acontecem no próximo domingo, a partir das 10 horas

sex, 17/06/2005 - 15h23 | Do Portal do Governo

Para dar lugar à construção da estação Faria Lima da Linha 4 do Metrô, que terá seu corpo central sob o Largo da Batata, em Pinheiros, haverá, neste domingo, dia 19, a partir das 10 horas, alterações no trânsito e na localização dos pontos de ônibus do local, numa ação conjunta do Metrô, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), São Paulo Transporte (SP Trans) e EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Metropolitanos). A Linha 4-Amarela do Metrô, com 12,8 quilômetros de extensão, interligará em subterrâneo a Vila Sônia ao bairro da Luz, passando pelo Morumbi, Butantã, Pinheiros, avenidas Rebouças, Consolação, Ipiranga, praça da República, avenida Casper Líbero, até a estação Luz.

No domingo, a partir das 10 horas, duas faixas de trânsito da avenida Faria Lima, entre as ruas dos Pinheiros e Teodoro Sampaio, sentido Praça Panamericana, serão bloqueadas. As outras duas faixas, de segunda à sábado, das 5 às 22 horas, serão utilizadas exclusivamente para a circulação de ônibus e para acesso local.

O fluxo de automóveis neste trecho da avenida Faria Lima será desviado para as ruas dos Pinheiros e Cunha Gago.

Na pista contrária –sentido avenida Cidade Jardim–, a avenida Faria Lima não sofrerá nenhuma mudança (ver mapa de desvios anexo).

Novos Pontos de Parada dos Ônibus

Local em que será construído o corpo central da estação Faria Lima do Metrô, o Largo da Batata, que atualmente conta com 11 linhas de ônibus municipais, passará por um amplo processo de mudanças, que inclui o remanejamento de todas as linhas de ônibus que hoje fazem ponto final lá.

A partir de domingo, 11 linhas de ônibus municipais e duas intermunicipais serão realocadas para o canteiro central da avenida Faria Lima, entre as ruas Cardeal Arcoverde e Padre Garcia Velho (ver mapa com os novos pontos de parada das linhas).

As linhas envolvidas são: 309TRO Santana de Parnaíba (Parque Santana) – Pinheiros, via Alphaville, 058TRO Osasco (Helena Maria) – Pinheiros, 637A/10 Terminal Jardim Ângela, 627R/10 Jardim das Rosas, 627V/10 Valo Velho, 7054/10 Jardim Macedônia, 648P/10 Terminal Capelinha, 107P/10 Mandaqui, 647P/10 Cohab Adventista, 647A/10 Valo Velho, 702P/10 Terminal Penha, 702P/21 Terminal Parque D. Pedro II e 637P/10 Terminal Santo Amaro.

A linha municipal 637C/10 Jardim Jacira fará ponto final na avenida Faria Lima esquina com a rua Martim Carrasco.

Linhas Intermunicipais de Ônibus

A construção da estação Faria Lima do Metrô exigirá também o remanejamento de pontos de parada de outras cinco linhas de ônibus intermunicipais [036B11 Embu (Jardim Tomé) – São Paulo, via Cotia; 192TRO Taboão da Serra (Parque Jacarandá) – Pinheiros; 272TRO Embu (Jardim Casa Branca) – Pinheiros, via Estrada do Campo Limpo; 322TRO Barueri (Parque Imperial) – Pinheiros, via Osasco; e 386TRO Cajamar (Polvilho) – Pinheiros], que fazem ponto final nas imediações do Largo da Batata.

Essas linhas passarão a fazer parada em viários pontos no centro de Pinheiros. Para obter mais informações sobre as mudanças nas linhas de ônibus intermunicipais, os usuários podem procurar a Ouvidoria da EMTU/SP (0800.190.088), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, ou acessar o serviço por meio do site www.emtu.sp.gov.br .

No domingo seguinte, dia 26, o fluxo de ônibus e automóveis da avenida Faria Lima, sentido avenida Cidade Jardim, será desviado para a área do terminal urbano de ônibus do Largo da Batata, que será desativado.

A previsão é de as interferências no trânsito do Largo Batata durarem cerca de 12 meses.

Canais de comunicação com o público

Com o objetivo de informar os usuários das linhas de ônibus e os motoristas que trafegam pelo Largo da Batata, o Metrô, em conjunto com a CET, SPTrans e EMTU, iniciou ontem, dia 16, campanha de divulgação das mudanças dos pontos de parada das linhas de ônibus e desvio de trânsito na avenida Faria Lima.

A campanha envolve a distribuição de 90 mil folhetos para motoristas, pedestres e usuários de ônibus e fixação de faixas de avisos em pontos estratégicos. No caso de dúvidas e informações sobre trânsito e linhas de ônibus, ligue 156.

Mais informações sobre as obras da Linha 4-Amarela do Metrô podem ser obtidas no Posto Luz (confluência das ruas Mauá e Brigadeiro Tobias, tel. 3227-7746), e Posto Paulista (rua da Consolação, nº 2537A, tel. 3068-8684), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, exceto feriados. Os interessados também podem acessar informações sobre o projeto, andamento das obras e desapropriações pelo site www.metro.sp.gov.br; Expansão / Linha 4-Amarela.

Linha 4, a linha da integração

A Linha 4-Amarela, a linha da integração, estará interligada diretamente a três linhas já existentes do Metrô (linhas 1, 2 e 3, respectivamente nas estações Luz, Paulista e República) e indiretamente à Linha 5 (Capão Redondo-Largo-Treze), além de integração com o sistema de trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa