O consórcio Via Amarela, formado pelas empresas CBPO, OAS, Alstom e Queiroz Galvão, e o consórcio Camargo Corrêa, integrado pela Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Siemens, ofereceram o menor preço para a construção da linha 4-Amarela (Butantã – Luz), na fase final da concorrência realizada nesta terça-feira, dia 24, pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, empresa subordinada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
A CBPO Engenharia Ltda., que lidera o consórcio Via Amarela, ofereceu o menor preço para construção do lote 1 (trecho que vai da estação Luz à entrada da estação Fradique Coutinho) e do lote 2 (trecho que interliga a estação Fradique Coutinho à entrada do Pátio Vila Sônia), pelos valores de R$ 868 milhões e R$ 730 milhões, respectivamente.
A construção dos lotes 1 e 2, prevê 12,8 quilômetros de túneis e cinco estações -Butantã, Pinheiros, Paulista, República e Luz.
O consórcio Camargo Corrêa apresentou proposta no valor de R$ 220 milhões para construção do lote 3 -o pátio de manobras Vila Sônia, em área compreendida entre as avenidas Professor Francisco Morato e Eliseu de Almeida, totalizando cerca de 114 mil metros quadrados.
As obras deverão ser iniciadas no segundo semestre deste ano, com duração prevista de 42 meses.
O secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, informa que o valor total da primeira fase da obra é de R$ 1.818 bilhão, cerca de US$ 600 milhões de dólares, e está de acordo com as previsões do Metrô. Luiz Carlos David, presidente do Metrô, declarou que o resultado do certame foi uma vitória da engenharia nacional e garantiu a conclusão da obra até 2006.
Departamento de Imprensa do Metrô
C.A