Metrô: Confira as sugestões culturais para este final de semana

Sempre um bom programa nas estações do Metrô

sex, 18/07/2003 - 18h40 | Do Portal do Governo

Durante as férias, nada melhor do que uma boa exposição, um teatro ou um roteiro gastronômico. Confira as sugestões culturais do Metrô de São Paulo para este final de semana

Na linha 1 – Azul (Jabaquara/Tucuruvi), a estação Liberdade tem a Vitrine de Ikebana. Plantas transportadas para o vaso transmitem a paz e a beleza da natureza em uma de suas quatro estações.

Na estação Paraíso a mostra ‘Metrô: 35 anos de Responsabilidade Social – Levando Você a Uma Vida Melhor’ reafirma que a responsabilidade social das empresas é um dos consensos mundiais nos últimos anos e mostra o empenho do Metrô com esse compromisso. A estação Santana expõe a instalação interativa e bem humorada ‘O Caminho para a Paz’, concebida pelo psicólogo João R. Vieira, que questiona valores e hábitos, sensibilizando e educando para a paz.

Na linha 2 – Verde (Ana Rosa/Vila Madalena), a exposição do fotógrafo Marcos Hurodovich, ‘Expedição Polar’, pode ser vista na estação Ana Rosa. Ela é composta por 22 imagens da vida marinha e de paisagens inusitadas do Continente Antártico.

A vitrine do Masp, na estação Trianon-Masp, tem a exposição ‘Cores e Formas’, da coleção Pirelli/Masp. Trata-se do trabalho de sete fotógrafos sobre o tratamento dado ao estudo das cores e sua utilização em formas figurativas ou abstratas.

Rubens Cavalcanti é um dos destaques da linha 3 – Vermelha (Itaquera/Barra Funda). Na estação Sé, é possível apreciar a série de pinturas do artista, denominada ‘Guerreiras’, que é uma homenagem à mulher de todos os tempos. As figuras retratadas simbolizam a firmeza e a perseverança com que lutam por seus ideais.

Na estação Santa Cecília, as esculturas em pedra, de Jofe Santos, expressam sentimentos que podem ser percebidos pelo espectador.

‘Manter essas mostras dentro do sistema é uma forma de dar uma pausa na correria de uma metrópole como São Paulo. É uma forma de amenizar o estresse diário da população, contribuindo com a cultura individual’, afirma Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Conheça São Paulo a cada estação

Na linha 2, uma boa opção é o Teatro Popular do Sesi, na av. Paulista, 1313, próximo à estação Trianon-Masp. Sempre há uma apresentação gratuita. Neste final de semana é possível assistir ‘Mephistópheles’, com Antonio Abujamra, às 20 horas. O ingresso deve ser retirado 30 minutos antes da apresentação. Se quiser aproveitar ainda mais, chegue cedo e caminhe observando a arquitetura dos prédios e dê uma esticada até o Museus de Arte de São Paulo – Masp, que fica bem perto da estação do Metrô.

Na linha 3, uma boa pedida é descer na estação Brás e seguir até a rua Jairo Goes, 126, onde fica o Castelões, uma das pizzarias mais antigas da cidade -fundada em 1929, cujo nome foi inspirado num antigo time de várzea. Diariamente das 12 às 16 horas e das 18 às 24 horas.

Na linha 1, a opção é o Zoológico, que iniciou uma programação especial de férias, que irá até 3 de agosto e se propõe a agradar a todas as idades. Entre os destaques estão a Casa de Educação Ambiental, a palestra sobre a importância da coleta seletiva de lixo, o acompanhamento do trabalho dos treinadores das aves de rapina, o passeio de jardineira, entre outras atrações. O endereço é na avenida do Cursino, 6338. A partir da estação São Judas, é possível integrar-se a um ônibus e chegar ao local. Informações pelo telefone 6336-2132.

Acervo de Obras Permanentes

O acervo cultural do Metrô, permanentemente exposto nas estações, tem cerca de 100 obras, de vários artistas reconhecidos. Na linha 1, na estação São Bento e na estação Santana é possível apreciar as obras de Maurício Nogueira Lima e Odiléia Toscano.

Na linha 2, em Paraíso, as obras instaladas são de Renato Brunello, Betty Milan e Odiléia Toscano. Na linha 3, em Santa Cecília, é possível apreciar a escultura de Caciporé Torres, ‘Trilhos, Ritmo e Vibração’.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A