Metrô: Confira as atrações de novembro do programa Ação Cultural

Cinema, música e outras manifestações de arte e cultura dão o tom em 16 estações do sistema metroviário

sex, 05/11/2004 - 14h41 | Do Portal do Governo

Estação Sé apresenta quatro atrações

‘Viagem ao Cinema’, de 11 a 30 de novembro, com exposição de fotos da produção do filme nacional ‘Contra Todos’, em lançamento no circuitro comercial.(O enredo do filme se desenvolve a partir de uma história de mentira, traição e vingança em uma família de classe média baixa na periferia de São Paulo, onde quatro personagens tentam desesperadamente mudar de vida, mas não conseguem escapar de seus destino).

‘Terra Paulista: Histórias, Arte, Costumes’, de 15 a 30 de novembro. Exposição de vídeo-documentários sobre o processo de formação do Estado de São Paulo e o modo de vida dos cidadãos comuns.

’40 Anos da Traditional Jazz Band’, de 9 a 30 de novembro. Exposição fotográfica sobre os 40 anos de existência deste famoso conjunto brasileiro especializado em música jazz.

‘Estação Viola II’, somente no dia 25 de novembro.Evento dedicado à música regional e centrado no instrumento viola caipira.

– Das 10 às 11 horas: Décio e Vera Seresteiros da Viola;
a. 13 às 14 horas: Violeiros Matutos e Thiago da Viola e Kleber;
b. 15 às 16 horas: Oliveira e Olivaldo;
c. 17 às 18 horas: Matuto Moderno;
d. 18 às 19 horas: Orquestra Paulistana de Viola Caipira.

As estações Ana Rosa, Trianon-Masp e Vila Madalena apresentarão, de 9 a 30 de novembro,a mostra ‘Resfest no Metrô’, com três instalações relativas ao Resfest, festival mundial anual cult-pop de mostra digital, que mostra inovações e manifestações criativas contemporâneas, abrangendo cinema, música, design gráfico, arte, moda e tecnologia.

A estação República abrigará, de 10 a 30 de novembro, ‘Momentos de África no Metrô’, exposição focada na africanidade, destacando as relações culturais entre o Brasil e o continente africano.

A estação Clínicas apresentará, de 9 a 30 de novembro, exposição integrante do projeto ‘Viagem ao Cinema’, com fotos sobre o filme brasileiro ‘Nina’, em lançamento no circuito comercial.(O enredo da obra gira em torno da personagem Nina, menina de sensibilidade aguda e mente fragilizada que, na São Paulo do século XXI, aluga um quarto no apartamento de uma velha mesquinha e exploradora, Eulália. Nina irá defender o direito de viver segundo sua própria vontade).

Ainda na estação Clínicas, até 30 de novembro, a exposição ‘Heróis Invisíveis’, baseada no livro homônimo do jornalista Gilberto Dimenstein, com fotos de quatro renomados fotógrafos brasileiros, destacando a história
de 50 pessoas anônimas que desenvolvem importantes trabalhos sociais na cidade de São Paulo.

A estação Barra Funda receberá a exposição ‘Um Projeto para Barra Funda – Programa Igual Diferente – Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM)’, de 23 de novembro a 23 de dezembro. São sugestões poéticas de reurbanização da paisagem do bairro paulistano da Barra Funda, produzidas por 20 alunos
portadores de deficiência.

A estação Tiradentes será cenário, de 9 a 30 de novembro, da exposição ‘Presépios & Altares’, que destaca as várias etapas da restauração de cinco altares representativos do Barroco Paulista: Nossa Senhora da Luz, Capela da Fazenda Piraí, Capela da Fazenda São Mathias (ou ‘Feiticeira’) e dois da antiga Matriz de Santo Aamaro.(Os interessados que forem de Metrô ganharão, na estação Tiradentes, um cupom de desconto para conhecer todo o acervo do Museu de Arte Sacra, que fica perto do local da exposição, por apenas R$ 1,00).

A estação Vila Madalena terá em cartaz, de 9 a 30 de novembro, a exposição ‘Imagens da Inclusão’, coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo,com fotos que retratam momentos de alegria, superação, beleza e força de vontade vividos por pessoas com deficiência, incluindo personalidades famosas.

Na estação Luz, de 9 a 30 de novembro, será apresentada a exposição fotográfica ’30 Anos do Metrô’, em alusão aos 30 anos de operação comercial do metrô paulista, comemorados no último dia 14 de setembro.

A estação Santana sediará, de 9 a 30 de novembro, a exposição ‘Na Tela do Cinema’, que mostra o resultado de um concurso de figurinos, realizado por alunos da escola de moda Sigbol, a partir de cenas e personagens famosos.

Na estação Brás, de 6 a 30 de novembro, haverá a exposição ‘Escola da Famíla’, com trabalhos artesanais realizados por comunidades de várias escolas estaduais do Estado de São Paulo.

A estação Tatuapé apresentará, de 9 a 30 de novembro, a mostra fotográfica ‘O Forte Grito da Vida das Crianças Jogadas nas Ruas’, integrante do Projeto Educar Brincando no Metrô -II, que objetiva resgatar a cidadania e a dignidade das crianças em situação de rua.

Na estação Corinthians-Itaquera, de 9 a 30 de novembro, a exposição ‘Pró-Sangue 20 Anos’ comemora os 20 anos da Fundação Pró-Sangue, instituição que se destaca por seu trabalho em defesa da segurança do
sangue.

A estação Capão Redondo (da Linha 5-Lilás, que opera atualmente de segunda a sexta-feira, das 4h40 às 24 horas) sediará, de 15 de novembro a 15 de dezembro, a exposição ‘RAP – Origem e Destino’, com montagens e painéis produzidos por rappers paulistas, representando a influência desse ritmo musical e caracterizações comportamentais de seus praticantes.

Na vitrine do Masp (Museu de Arte de São Paulo), localizada em área não-paga da estação Trianon-Masp, haverá, de 9 a 30 de novembro, a exposição ‘Arte Africana’, com obras representativas daquele continente.

A vitrine de ikebana, em área não-paga da estação Liberdade, apresenta exposição permanente de ikebana, arte milenar japonesa baseada em arranjos florais e de plantas, com renovação periódica dos trabalhos.

‘Embarque na Leitura’ da biblioteca da estação Paraíso

No próximo dia 8 de novembro, a escritora Patrícia Secco distribuirá, com autógrafos, livros de sua autoria, que tratam de temáticas cidadãs, como direitos da criança, ecologia, preservação do patrimônio histórico, educação, valores humanos, qualidade de vida, saúde, inclusão social, pluralidade cultural e outros assuntos relevantes.

Nos dias 18 e 19 de novembro, às 15 horas e às 17h30, acontece o ‘Metrô da Paulista – Projeto de Iniciação Teatral Escola Rodrigues Alves e Programa Educação Voluntária’, com encenação teatral que conta as peripécias de uma caipira que acaba de chegar à capital paulista e que, por causa do trânsito, vai se deslocar de metrô.(No caminho, aprende que para fazer ‘baldeação’ não necessita de um balde, assim como ‘Paraíso’ não é um lugar com anjos e que ‘Brigadeiro’ não é necessariamente um docinho de festa).

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo -Metrô

(LRK)