Metrô: Concluída concorrência para contratação de estudos de viabilidade para concessão da linha 4

Dia 24 será realizada sessão pública de abertura e recebimento das propostas para construção da nova linha

sex, 13/06/2003 - 9h19 | Do Portal do Governo

A Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) concluiu na última quarta-feira, dia 11, a concorrência para contratação de estudos de viabilidade financeira para a concessão da linha 4 – Amarela, que ligará, na primeira etapa, até 2006, o bairro da Luz, no Centro da cidade, ao Butantã, na Zona Oeste.

Na abertura das propostas comerciais, o Unibanco venceu a concorrência, com o valor simbólico de R$ 0,01 (um centavo de real). O Mizunho Bank pediu, para executar o mesmo serviço, US$ 1,999,913 (um milhão, novecentos e noventa e nove mil e novecentos e treze dólares, cerca 5,8 milhões de reais) e a ABN – Amro Bank, R$ 3.240.000,00 (três milhões, duzentos e quarenta mil reais).

Além do valor apresentado na proposta comercial, a empresa vencedora receberá uma taxa de sucesso de 1% sobre o valor da concessão da Linha 4, que é da ordem de 500 milhões de dólares, ou seja, cerca de 5 milhões de dólares, que será desembolsado pelo concessionário.

O Unibanco, além de realizar o estudo e atestar sua rentabilidade, dará apoio na elaboração dos editais de concorrência e será responsável pela sua venda junto aos mercados nacional e internacional.

A proposta vencedora, destacou o secretário Jurandir Fernandes, dos Transportes Metropolitanos, mostra que o Unibanco confia no sucesso do negócio de Concessão da linha 4 do Metrô, que para o Governo do Estado e para a população significa mais uma parceria com a iniciativa privada, que desonera o Tesouro do Estado e possibilita mais investimento nas áreas sociais, como segurança, saúde, educação e habitação.

No sentido de avançar com o processo de contratação das obras da linha 4 -Amarela, acrescentou Luiz Carlos David, presidente do Metrô, no próximo dia 24, às 10 horas, o Metrô realizará uma sessão pública de abertura e recebimento das propostas para a construção da nova linha. Na oportunidade, serão definidas as empresas vencedoras – menor preço -, que vão dar início às obras, já no segundo semestre deste ano, cumprindo, assim, meta do Governo do Estado de realizar, em São Paulo, um Governo Empreendedor e Prestador de Serviços de Qualidade à população.

A linha 4 – Amarela, que chegará ao Taboão da Serra na sua última etapa e transportará um milhão de usuários, representará a primeira concessão de linha do Metrô de São Paulo à iniciativa privada. O Estado, com os recursos já assegurados pelo governador, será responsável pela construção de 12,8 quilômetros de túneis e cinco estações. Caberá ao novo concessionário, fruto do processo de concessão que será elaborado pelo Unibanco, construir mais cinco estações, fornecer os trens e complementar os sistemas.

A primeira concessionária do Metrô irá operar e explorar a linha 4 durante 30 anos, momento em que a linha retorna ao Estado, totalmente concluída.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô

(AM)