Metrô: Companhia propõe excursão cultural pelo centro velho da cidade

Confira as opções culturais para o final de semana

ter, 05/10/2004 - 14h27 | Do Portal do Governo

Descendo nas estações do Metrô, do centro da cidade, o paulistano pode encontrar boas opções culturais para o final de semana. Na Praça da Sé, por exemplo, tem a catedral, maior igreja de São Paulo em estilo gótico modificado, cuja construção foi iniciada em 1913 e demorou 40 anos para ser concluída. O Centro Cultural da Caixa Econômica Federal (na Rua Roberto Simonsen, 97) funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 21 horas, e tem sempre uma exposição em cartaz. Outro local pitoresco é o Pátio do Colégio, na Praça Pátio do Colégio, 2.

Viajando até a Estação São Bento é possível conhecer pontos turísticos importantes, como o Mosteiro e Colégio de São Bento, no Largo de São Bento. Perto dali, na Rua 15 de novembro, 275, está a Bolsa de Valores, que abre para visitação pública aos sábados, das 13 às 18 horas, e aos domingos, das 10 às 18 horas. É um local importante de ser visitado para que a população possa conhecer o que é o mercado de ações, o papel das corretoras de valores e como se tornar sócio das principais empresas do País.

Outro lugar interessante que não pode deixar de ser visto é o Banco do Brasil, na Rua Álvares Penteado, 112. Abre de terça-feira a domingo, das 10 às 21 horas. Além das exposições e da livraria, dispõe de um restaurante e um café. Para conhecer o primeiro arranha-céu da cidade, o edifício Martinelli, que teve as suas obras iniciadas em 1922 e finalizadas oito anos depois, é só caminhar até a esquina da Rua São Bento com a Avenida São João, com acesso também pela Rua Líbero Badaró. O imponente prédio, com 25 andares e 100 metros de altura, foi construído pelo italiano Giuseppe Martinelli.

Do Departamento de Imprensa do Metrô