Metrô: Companhia abre novas frentes de trabalho nas obras da Linha 4

Nesta primeira etapa, está prevista a construção e a entrega de 12,8 quilômetros de vias e cinco estações

sex, 13/08/2004 - 9h38 | Do Portal do Governo

A partir desta sexta-feira, dia 13, o motorista que trafegar pela avenida Waldemar Ferreira, que faz ligação com a Cidade Universitária da USP, no Butantã, irá se deparar com uma novidade: uma faixa de 100 metros – uma por sentido, junto ao canteiro central – entre as ruas Pirajussara e Romão Gomes, estará interrompida ao tráfego.

A interdição, que deverá durar cerca de 20 meses, ocorre em decorrência das obras da nova frente de trabalho – a escavação do poço de ventilação Waldemar Ferreira da Linha 4 -Amarela do Metrô, que deverá ser iniciada nesta semana, no canteiro central do viário.

Estação Higienópolis

As obras da Linha 4 do Metrô, entre Vila Sônia e Luz, foram iniciadas no mês passado, no terreno localizado entre as ruas da Consolação e Piauí, após desapropriação junto à Universidade Mackenzie. Nessa área, será construído um dos acessos da futura estação Higienópolis, que terá ainda outros dois acessos.

No final do primeiro semestre, o consórcio Via Amarela, responsável pela construção dos túneis e estações da Linha 4-Amarela, iniciou as atividades com a implantação do Canteiro Central Administrativo Jaguaré, (avenida Queirós Filho, 1365, ao lado do Parque Villa Lobos). Nesta etapa, o canteiro Jaguaré abriga os escritórios administrativos do consórcio (formado pelas construtoras Odebrecht, Queiroz Galvão e OAS, e a empresa Alstom).

Na segunda etapa, esta área terá as atividades ampliadas, com a instalação de carpintaria, fábricas de armação de ferro e segmentos de anéis de concreto pré-moldados do ‘shield’, também conhecido como o ‘super-tatuzão’.

Histórico

A Linha 4-Amarela, ‘a linha da integração’, estará interligada diretamente a três linhas já existentes do Metrô ( linhas 1, 2 e 3) e indiretamente à linha 5, além de integração com o sistema de trens da CPTM. A linha terá 12,8 quilômetros de extensão e 11 estações (Morumbi, Três Poderes, Butantã, Pinheiros, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire, Paulista, Higienópolis, República e Luz).

Na primeira etapa, prevista para ser concluída entre 2007 e 2008, a linha 4 se interligará com a linha 5 (Capão Redondo-Largo Treze), através da linha ‘C’ da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na estação Pinheiros; com a Linha 2 do Metrô, na estação Paulista/Consolação; com a Linha 3, na estação República, e com a Linha 1, na estação Luz.

Orçada em R$ 3,1 bilhões, a linha 4 conta com recursos do Governo do Estado, Banco Mundial (Bird) e Japan Bank for International Cooperation (JBIC).

Na primeira etapa, está prevista a construção e a entrega de 12,8 quilômetros de vias e cinco estações (Butantã, Pinheiros, Paulista, República e Luz). A demanda prevista para a primeira fase (2007) é de 964 mil passageiros/dia. A operação comercial nesta fase será realizada com uma frota de 16 trens.

Para a segunda fase, que prevê a participação da iniciativa privada, está prevista a operação de outras seis estações (Morumbi,Três Poderes, Faria Lima, Fradique Coutinho, Oscar Freire e Higienópolis.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)