Metrô: Central de Achados e Perdidos fecha 2004 com 6,9 mil itens devolvidos

Consultas podem ser feitas por telefone ou internet

seg, 17/01/2005 - 12h41 | Do Portal do Governo

Em funcionamento desde 1975, a Central de Achados e Perdidos do Metrô recebeu, somente em 2004, 21.105 itens, entre objetos, documentos e valores deixados por usuários nos trens e estações metroviárias. Desse total, 6,9 mil (33%) foram devolvidos.

No comparativo com 2003, os números são um pouco menores. Naquele ano, foram entregues no Metrô 21.760 objetos e 7.626 voltaram para as mãos de seus donos. ‘Esse indicativo demonstra que as constantes mensagens de orientação veiculadas pela empresa nas estações e nos trens vem dando resultado. Nossos usuários passaram a ter mais atenção com seus pertences’, destaca Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Em 2004, a Central enviou 389 cartas e efetuou 1.607 ligações informando a quem havia perdido algum objeto, e entregue no Metrô , que os pertences estavam à disposição para devolução. Esse contato só pode ser feito quando entre os objetos recolhidos há alguma informação, como telefone ou endereço, ou algum outro meio para que se possa localizar o proprietário.

Estação Sé lidera recepção de perdidos

No ano passado, as estações do Metrô que mais enviaram objetos para a Central de Achados e Perdidos foram: Sé (1550), Barra Funda (908), Itaquera (798), Jabaquara (646) e Santana (584).

Somados os atendimentos de 2004, nos guichês das Centrais de Achados e Perdidos das estações Sé, da Linha 3 – Vermelha ( Corinthians/Itaquera – Barra Funda), e Largo Treze, da Linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), foram realizadas 76.057 consultas pela população. Também foram efetuados no ano passado, por meio do telefone da Central de Informações do Metrô, 20.182 consultas.

Consultas por telefone e internet

As consultas sobre documentos e objetos identificados podem ser realizadas pelo telefone 3286-0111, de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e aos sábados das 9 às 15 horas, exceto feriados, ou pelo endereço eletrônico do Metrô (www.metro.sp.gov.br) .

O atendimento pessoal é feito na estação Sé, de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8 às 18 horas, ou na estação Largo Treze, que funciona de segunda a sexta-feira, menos aos feriados, das 8 às 17 horas.

Todos os itens permanecem à disposição dos proprietários, por 60 dias. Após esse prazo, objetos e valores que estiverem em bom estado são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Os documentos são encaminhados pelo Metrô aos respectivos órgãos emissores.

Do Departamento de Imprensa do Metrô

M.J.