Metrô: Central de achados e perdidos comemora 30 anos

Evento de comemoração será realizado nesta quarta-feira, dia 15, na estação Sé

ter, 14/06/2005 - 20h02 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira, dia 15, às 10 horas, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o presidente do Metrô, Luiz Carlos David, estarão na estação Sé para as comemorações dos 30 anos de atividades da Central de Achados e Perdidos do Metrô.

Para a oportunidade, o Metrô preparou uma exposição que contará com alguns objetos pitorescos já encontrados nas estações e trens, que não foram reclamados no prazo estipulado, e agora pertencem ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo. Durante sua existência, o posto já recebeu cerca de 500 mil itens.

Inaugurado em 1975, na estação São Judas, quando os trens do Metrô circulavam somente pela Linha 1-Azul, do Jabaquara até a Vila Mariana, o Achados e Perdidos do Metrô, em 2 de fevereiro de 1981, foi transferido para a estação Sé, com a entrada em operação da Linha 3 – Vermelha. Atualmente, para facilitar ainda mais o acesso a este serviço, o Metrô conta com um segundo posto de atendimento, instalado na estação Largo Treze, da Linha 5-Lilás (Capão Redondo – Largo Treze, em Santo Amaro).

Desde a implantação do setor de Achados e Perdidos, o número de objetos encontrados no Metrô vem aumentando, acompanhando o ritmo de expansão da rede metroviária. A Central recebe em média 1.500 novos itens todos os meses. Desse total, 70% são documentos e os 30% restantes são objetos, na maioria das vezes sem identificação, como óculos, guarda-chuvas, bolsas, sacolas, pastas e aparelhos celulares.

Anualmente, a Central de Achados e Perdidos atende cerca de 130 mil usuários. Cerca de seis mil devoluções são efetuadas e 20 mil novos itens, entre objetos e documentos, dão entrada no setor. As estações em que mais se perdem objetos são a Sé, Barra Funda, Corinthians-Itaquera, Jabaquara e Santana.

Todos os objetos e documentos encontrados no sistema metroviário permanecem à disposição dos proprietários por um período de 60 dias. Os itens não procurados são encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado. Já os documentos são enviados aos respectivos órgãos emissores. Em 2004, a média mensal de devolução foi de 35%.

Funcionamento da Central de Achados e Perdidos do Metrô

No caso de perda de algum objeto no Metrô, procure a Central de Achados e Perdidos. Na estação Sé, o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas, exceto feriados. Já na estação Largo Treze o setor funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17 horas.

No caso de documentos e objetos identificados, a consulta também poderá ser feita na Central de Informações do Metrô, pelo telefone (3286-0111), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas, exceto feriados, e aos sábados, das 9h às 15 horas, exceto feriados, ou por meio do endereço eletrônico do Metrô.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa