Metrô: Campanha reforça combate ao comércio ilegal ambulante em trens e estações

Ação começa nesta segunda-feira, dia 29

seg, 29/11/2004 - 9h51 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de reforçar o combate ao comércio ilegal ambulante em suas dependências, a Companhia do Metrô lança nesta segunda-feira, dia 29, uma ampla campanha de segurança e conscientização intitulada ‘ Você é um passageiro legal ? ‘.

Durante a campanha, o Metrô irá alertar a população que a maioria dos produtos comercializados ilegalmente pelos ambulantes são de procedência duvidosa e que muitos são até roubados. Além disso, muitas dessas mercadorias são vendidas com o prazo de validade vencido, o que pode causar sérios danos à saúde.

Outro fator importante que será destacado na campanha é que os vendedores ambulantes não pagam impostos e, portanto, com a evasão fiscal, não colaboram para o desenvolvimento da cidade e para as melhorias dos serviços que a população utiliza, como o próprio Metrô.

Esta campanha será veiculada nas estações e trens das linhas 1 – Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2- Verde (Ana Rosa – Vila Madalena) e 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera – Barra Funda). Para chamar a atenção ao problema, o Metrô utilizará folhetos, cartazes, adesivos, banners, painéis e mensagens sonoras.

O Metrô lembra que quanto menos o comércio ilegal for estimulado em suas dependências, menos ambulantes tentarão embarcar nos trens para vender suas mercadorias.

Apreensões aumentaram em 2004

No ano passado, em virtude das estratégias de segurança adotadas pelo Metrô no combate ao comércio ilegal, foram registradas uma média de 363 apreensões por mês. Este ano, a média acumulada está maior, de 418 apreensões mensais.

O ambulante pego em ação pelos funcionários da empresa é imediatamente retirado do sistema e toda a mercadoria apreendida é encaminhada para as Subprefeituras.

‘ Para que o Metrô resolva este problema, a participação do nosso usuário é fundamental. Ao presenciar algum vendedor ambulante em nossas estações ou dentro dos trens, ele deve denunciá-lo aos nossos agentes de segurança, o mais rápido possível’, salienta Luiz Carlos David, presidente do Metrô.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(LRK)