Metrô: Bilhetes gratuitos para deficientes completa 13 anos

Bilhete específico pode ser adquirido com a apresentação do laudo médico

sex, 24/06/2005 - 18h25 | Do Portal do Governo

O Metrô de São Paulo completará neste domingo, dia 26, treze anos de benefícios aos usuários portadores de deficiência, isentando-os do pagamento de tarifas. Desde 1992, quando a distribuição foi implementada pelo Metrô, cerca de 200 mil portadores de deficiência já foram beneficiados.

O bilhete específico pode ser adquirido com a apresentação do laudo médico emitido por equipe multidisciplinar da Secretaria da Saúde, juntamente com o documento de identidade original e a carteira profissional.

O benefício, com validade de seis meses, pode ser renovado de acordo com o prazo estipulado no laudo médico, que é de dois anos, com possibilidade de novas renovações.

O posto de distribuição desse bilhete está localizado na Estação Tatuapé do Metrô e atende de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h30 às 16 horas.

Novos investimentos para acessibilidade no Metrô

A partir deste ano, o Governo do Estado de São Paulo incluiu em seu orçamento de investimentos uma rubrica específica para implementação das adaptações necessárias no Metrô, em suas estações, terminais e trens, visando torná-los acessíveis aos portadores de deficiência até o ano de 2014.

As melhorias incluem equipamentos e obras civis, abrangendo a instalação de elevadores e plataformas de elevação inclinada, acréscimo de sinalização e piso tátil, adequação de sanitários, rebaixamento de calçadas, pintura de faixas de travessia e instalação de redutor de vão e de desnível entre as plataformas e os trens.

As atividades de treinamento dos empregados para atendimento às pessoas com deficiência complementam as melhorias através do processo contínuo de capacitação de pessoal, no qual está incluso o ensino de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), com 261 funcionários já treinados.

O Metrô também pretende ampliar o número de instalações de telefones para deficientes auditivos, realizadas pela empresa Telefónica, em todas as 52 estações metroviárias. Hoje, esses telefones estão disponíveis em Sé, Vila Mariana, Tatuapé e Santa Cruz.

A Companhia já disponibiliza o Guia Metrô para Deficientes Visuais (em Braille e tipografia ampliada) e está promovendo a adequação de seu website para que as páginas sejam acessíveis também para as pessoas com deficiência visual.

Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa