Metrô: Biblioteca na Estação Paraíso realiza ciclo de palestras para o público infanto-juvenil

Evento será realizado nesta quarta-feira, dia 15, a partir das 15 horas

seg, 13/06/2005 - 18h54 | Do Portal do Governo

A biblioteca “Embarque na Leitura” do Metrô, na estação Paraíso, sediará, no próximo dia 15 de junho, às 15 horas, um ciclo de palestras para o público infanto-juvenil. As obras “Bia Olhos Azuis” e “Ossos” serão tema do bate-papo com os autores Luiz Bras e Tereza Yamashita.

A publicação “Bia Olhos Azuis” retrata as transformações que ocorrem durante a adolescência de uma garota portadora de deficiência visual. Bia protagoniza uma história marcada por conflitos, como a separação dos pais, a ausência do irmão que vai para cidade grande, o primeiro amor e a luta para superar sua deficiência. No entanto, a ausência da visão desperta em Bia outros sentidos capazes de revelar o mundo.

Misteriosa e engraçada. É assim a história narrada em “Ossos”. Esqueletos desenhados de forma bem-humorada dão vida aos “causos” que ocorrem no Reino dos Ossos Brancos. Dois personagens principais, Ossos de Ísis e de Brás, vão dar ação a essa história horripilante.

Os autores Luiz Brás e Tereza Yamashita, além de contar as histórias, vão discutir com os leitores como eles também podem criar histórias e até mesmo publicá-las.

Essa primeira palestra inaugurará o programa “São Paulo: um Estado de Leitores”, realização da Secretaria de Estado da Cultura, que busca reunir autores didáticos e paradidáticos para transmitir suas experiências aos jovens leitores e incentivá-los ao hábito da leitura.

Espaço para quem gosta de ler

A biblioteca “Embarque na Leitura”, instalada próximo à plataforma da Linha 1-Azul, sentido Tucuruvi, possui acervo com cerca de quatro mil volumes, de gêneros variados. Até o momento, já foram cadastrados 6.524 usuários e retirados para empréstimos cerca de 23.000 livros.

Os usuários têm prazo de 10 dias para devolução do exemplar, com a facilidade de poderem entregar em qualquer horário, em uma caixa receptora instalada no local.

Entre os principais nomes que já visitaram o local estão: Ruth Rocha (autora de “Marcelo, Marmelo, Martelo”, seu livro mais conhecido, que vendeu 1 milhão de exemplares) e Ignácio de Loyola Brandão (cronista e jornalista, autor de ‘O Homem que Odiava a Segunda-feira’, título que recebeu o prêmio Jabuti 1999).

Companha do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa