Metrô: Biblioteca ‘Embarque na Leitura’ já tem 2.889 usuários cadastrados

Programa está no segundo mês de funcionamento

ter, 09/11/2004 - 8h47 | Do Portal do Governo

Durante os dois primeiros meses de funcionamento da biblioteca ‘Embarque na Leitura’, na estação Paraíso do Metrô, já foram cadastrados 2.889 usuários e registrados 3.376 empréstimos de livros.

O acervo da biblioteca, instalada próximo à plataforma da Linha 1-Azul, sentido Tucuruvi, possui cerca de quatro mil volumes, de gêneros variados, como Literatura brasileira e estrangeira, Filosofia, Religião, Sociologia, Artes, História e Geografia.

Entre os títulos mais procurados até o momento estão: ‘A mesa Voadora’, de Luiz Fernando Veríssimo; ‘Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século’, selecionados por Ítalo Moriconi; ‘O Livro das Religiões’, de Jostein Gaarder; ‘Serial Killers Made in Brasil’, de Ilana Casoy e ‘Capital da Solidão’, de Roberto Pompeu de Toledo.

Do total de usuários que utilizam a biblioteca ‘Embarque na Leitura’, cerca de 2/3 são mulheres e 1/3, homens.

Acervo em braille

Com atendimento diferenciado para deficientes visuais, a biblioteca oferece um acervo em braille composto por cinco títulos, entre eles a Bíblia Sagrada.

Os livros retirados tem prazo para devolução de dez dias e podem ser entregues em qualquer horário, em uma caixa receptora instalada no local. Dessa forma nenhum livro deixou de ser devolvido desde a inauguração da biblioteca.

Além do empréstimo gratuito de livros à população, a biblioteca promove eventos periódicos, como tarde de autógrafos, conversa com escritores e contadores de história.

Cadastramento

Para se cadastrar, os interessados devem apresentar documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3×4. Menores de doze anos devem estar acompanhados dos pais. Somente poderá ser retirado um livro por vez.

O horário de funcionamento da biblioteca é das 11 às 19 horas, de segunda a sexta-feira.

Da Assessoria de Imprensa do Metrô

C.C.