Metrô: Assinado Contrato de Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira da Linha 4

Contrato permite que o Unibanco busque parceiros na iniciativa privada, viabilizando a concessão da Linha

sex, 10/10/2003 - 13h29 | Do Portal do Governo

Com a presença do Secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o Metrô, empresa do Governo do Estado, e o Unibanco assinaram contrato de Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira (Financial Advisory Services) para concessão da Linha 4 – Amarela, hoje, dia 10, na sede da secretaria.

O Unibanco foi o vencedor da concorrência feita pelo Metrô, com um valor simbólico de R$ 0,01, mais uma taxa de sucesso no valor de 1% sobre o total investido pela iniciativa privada.

Luiz Carlos David, presidente do Metrô, acredita no sucesso da concessão da Linha 4 do Metrô à iniciativa privada, como aconteceu com as estradas do Estado. ‘Sem a concessão das rodovias do Estado, não teríamos, hoje, a segunda pista da Rodovia dos Imigrantes, o prolongamento da Rodovia dos Bandeirantes, as pistas marginais da Castelo Branco e tantas outras obras rodoviárias de grande porte.’

‘Uma assessoria financeira costuma cobrar o custo de todos os estudos e da demonstração da viabilidade do projeto. O vencedor tinha tanta convicção do sucesso do negócio que só cobrou a taxa de sucesso’, enfatiza Jurandir Fernandes.

O contrato permite que o Unibanco realize estudos e busque parceiros na iniciativa privada, viabilizando a concessão da Linha 4 – Amarela, que ligará a Zona Oeste ao Centro, com um investimento de 500 milhões de dólares, na segunda fase do empreendimento. O futuro concessionário terá o direito de explorar a nova linha por 30 anos, momento em que ela retorna ao Estado.

‘Precisamos sair da letargia de construir dois quilômetros de metrô por ano. Precisamos ir buscar o capital privado, para não chegarmos ao ponto de não construir nada, esclarece o secretário. ‘Também estamos buscando alternativas de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, para iniciar as obras de extensão da Linha 2 – Verde, de Ana Rosa ao Sacomã. Dessa forma, no próximo ano São Paulo terá duas obras de Metrô em andamento’, finaliza.

Com o investimento da iniciativa privada na segunda etapa da obra da Linha 4, serão construídas mais seis estações, fornecidos os sistemas de sinalização e controle, o restante dos sistemas elétricos e 24 trens (144 carros).

A linha 4 – Amarela, é apontada como prioritária na solução do transporte de massa, pois aliviará o trânsito de corredores tradicionalmente carregados, além de integrar-se com todas as linhas metroviárias e ferroviárias da cidade.

Da Assessoria de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)