Metrô: Ação Cultural promove exposições em 7 estações

Atrações vão das artes plásticas à fotografia

qui, 02/12/2004 - 19h06 | Do Portal do Governo

O programa Ação Cultural do Metrô promove, neste mês de dezembro, oito exposições artístico-culturais, em sete estações metroviárias. As atrações vão das artes plásticas à fotografia, passando por presépios natalinos e uma mostra especial sobre Taiwan.

A estação República irá concentrar duas exposições. A partir desta segunda-feira, dia 6, até 30 de dezembro, estará em cartaz ‘(En) Cantos do Olhar’, com imagens focadas na convivência com pessoas portadores de deficiência, em seus ambientes ainda restritos.

Ainda na estação República, de 13 a 17 de dezembro, haverá a mostra fotográfica ‘Imagens de Taiwan’, destacando a beleza e a cultura milenar desse país asiático.Quem visitar a exposição poderá ver também várias lanternas típicas do ‘Festival da Lanterna’ de Taiwan, que serão exibidas pela primeira vez no Brasil.(Esta ‘lanterna do céu’, muito popular naquele país, é utilizada pelos chineses como veículo de pedidos e desejos que, nela escritos, vão para o ‘céu’, com a lanterna acesa e subindo como um balão). No dia 13, às 18 horas, haverá apresentação folclórica da ‘Dança dos Leões’, e às 18h30, apresentação sobre a arte da pintura e caligrafia chinesa.

A estação Tiradentes apresenta, até o dia 30 deste mês, a exposição ‘Presépios’, uma parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo (localizado nas proximidades dessa estação), com exemplares de presépios originários de vários países.

A estação Barra Funda abriga, até o próximo dia 23, a exposição ‘Um Projeto para a Barra Funda – Programa Igual Diferente do MAM, Museu de Arte Moderna’, com maquete , de 2,2m x 3,2 metros, produzida ao longo de vários meses por alunos do setor educativo desse museu paulistano, com sugestões poéticas de reurbanização da paisagem do bairro da Barra Funda.

Na estação Luz, até o dia 19, será realizada a exposição ‘Escola da Famíla’, com trabalhos artesanais realizados por comunidades de várias escolas estaduais do Estado de São Paulo.

A estação Brás é local, de 6 a 30 de dezembro, da exposição fotográfica ’30 Anos do Metrô em São Paulo’, com imagens dos 30 anos de operação comercial do Metrô, comemorados em 14 de setembro último.

Na vitrine da estação Trianon-Masp (em área não-paga dessa estação), estão sendo expostas, até o próximo dia 30, peças de arte africana, da coleção do Masp – Museu de Arte de São Paulo.

Na estação Liberdade (em área não-paga), a vitrine permanente de ikebana expõe obras, renovadas semanalmente, desta milenar arte japonesa, baseada em arranjos florais e de plantas.

Do Departamento de Imprensa do Metrô