Metrô: Ação Cultural promove duas exposições na Estação República do Metrô

Exposições acontecem até o próximo dia 31

qui, 14/07/2005 - 15h33 | Do Portal do Governo

Quem passa pela estação República tem a oportunidade de apreciar duas exposições interessantes promovidas pelo programa Ação Cultural do Metrô, até o próximo dia 31.

‘Olhares do Velho Mundo’ revela o cotidiano de várias cidades européias, a partir das imagens do fotógrafo Júlio Vilela, com texto do jornalista Eder Chiodetto. Já ‘ La´Brasilliene’ é uma exposição de moda artesanal com fotos (de Fábio Torre) e peças de vestuário (assinadas pelo estilista Marcos Jerônimo) confeccionadas por mulheres da Cooperativa Ana Rocha, na favela de Heliópolis.

‘Olhares do Velho Mundo’

O fotógrafo Julio Vilela retrata, em 20 painéis P&B e coloridos, a simplicidade da vida urbana e seus personagens nas principais metrópoles européias. Os pontos turísticos de algumas cidades, como o Coliseu, em Roma e a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo, em Paris, estão retratados em cenas do cotidiano.

Pontos anônimos de Praga, Barcelona e Amsterdam também foram registrados pela lente de Julio Vilela.

Além de fatos corriqueiros, o fotógrafo captou momentos fora da rotina, como uma manifestação política durante a última eleição presidencial na França.

‘La´Brasilliene’

A moda alternativa, com cunho social, pode ser conferida nessa mostra que permanece no local até o próximo 31. São 15 peças de vestuário, confeccionadas por mulheres moradoras da favela de Heliópolis, com registro fotográfico de Fábio Torre e criações assinadas pelo estilista Marcos Jerônimo.

As participantes desse projeto são da Cooperativa Ana Rocha, que tem o propósito de integração e inclusão social através da arte. A inspiração para os modelos tem origem na cultura afro-brasileira e no cotidiano lúdico da favela.

Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô
C.A.