Metrô: Ação Cultural promove atrações em 14 estações

Interessados só precisam estar dentro do sistema metroviário

seg, 09/05/2005 - 19h56 | Do Portal do Governo

Durante o mês de maio, o programa Ação Cultural do Metrô promove eventos em 14 estações metroviárias. As atrações vão desde uma exposição, na Estação Ana Rosa, com obras de alunos da 1ª a 8ª séries, inspiradas em pinturas de Pablo Picasso, Lasar Segall e Aldemir Martins, até a palestra da historiadora Vera Lúcia Dias, na Estação Paraíso, sobre composições musicais de Adoniram Barbosa, Rita Lee e Paulo Vanzolini com foco no dia-a-dia da cidade de São Paulo.

Os interessados em conferir as atrações só precisam estar dentro do sistema metroviário, com a aquisição de um bilhete unitário do Metrô (R$2,10), à exceção das vitrines das estações Trianon-Masp e Liberdade, que ficam em áreas não-pagas.

Programação de Maio

  • A vitrine da Estação Trianon-Masp, em área não-paga, recebe a exposição “Pintores Brasileiros na Coleção do Masp”, de 1 a 31 de maio. Trata-se da segunda exposição de uma série, agora com obras do pintor José Ferraz de Almeida Júnior, discípulo de Le Chevrel e de Victor Meirelles na Imperial Academia de Belas Artes, no Rio de Janeiro.
  • “Viagem ao Cinema – Mais Uma Vez Amor”, de 1 a 29 de maio, na Estação Sé. Exposição de imagens do making of do filme nacional “Mais Uma Vez Amor”. Com direção de Rosana Svartman, conta a história de Rodrigo e Lia, um casal que não tem nada em comum mas que ao longo de 25 anos vive um caso de amor fora dos padrões convencionais.
  • A Estação Tiradentes apresenta, de 1 a 29 de maio, a Vitrine do Museu de Arte Sacra. Quem for de Metrô, ganha um cupom de desconto para conhecer todo o acervo desse museu paulistano por apenas R$ 1,00.
  • “100 Anos de Farmácia em São Paulo” é a atração na Estação Luz, de 2 a 29 de Maio. A mostra contém reproduções de fotos históricas que registram a evolução da atividade farmacêutica no estado, desde o tempo das boticas, no início do século passado, às grandes redes de hoje.
  • “A vitrine permanente de Ikebana”, em área não-paga da Estação Liberdade, apresenta essa arte milenar japonesa, baseada em arranjos florais e de plantas, com renovação periódica dos trabalhos.
  • “Leitura de Mundo” é a atração, de 3 a 29 de maio, na Estação Ana Rosa. Resultado de um processo didático diferenciado, esta exposição apresenta obras de alunos da 1ª a 8ª séries, inspiradas em pinturas de Aldemir Martins, Lasar Segall e Pablo Picasso, além de temas como África, modernismo, música e geometria.
  • A Estação Clínicas expõe, de 7 a 29 de Maio, parte da série de história em quadrinhos “Os Cientistas”, do cartunista Jão Garcia. O tema é a produção de ciência e tecnologia no Brasil. Os personagens utilizam o humor para desmistificar a ciência e informar, aproximando a população dos avanços científicos.
  • “Memórias e Vivências do Belém”, de 7 a 29 de maio, na Estação Brás. Exposição, com fotos e pesquisas, visando o resgate da memória cultural desse tradicional bairro paulistano da Zona Leste.
  • “Viagem ao Cinema – Jogo Subterrâneo”, de 7 a 29 de maio, na Estação Santa Cecília. Exposição de imagens do making of do filme dirigido por Roberto Gervitz e rodado quase totalmente nas estações do Metrô de São Paulo.
  • A Estação Corinthians-Itaquera apresenta, de 7 a 29 de maio, a exposição “Escrevendo o Futuro”. A mostra é baseada no programa “Escrevendo o Futuro”, que envolve crianças e educadores da rede pública estadual num projeto de aperfeiçoamento do processo de elaboração e leitura de textos.
  • A Estação Vila Madalena recebe a exposição “88 Anos da Nossa Caixa”, de 7 a 29 de maio. A mostra faz parte das comemorações dos 88 anos de existência dessa instituição bancária paulista, com reproduções de documentos históricos e fotografias.
  • “Escola com Arte – Uma Experiência nos Fins de Semana” é a atração da Estação Capão Redondo, de 7 a 29 de maio. Exposição com o resultado das oficinas de arte realizadas pela arte-educadora Nair Kremer no Programa Escola da Família, da Secretaria estadual da Educação, com obras já expostas no Museu de Arte Moderna-MAM.
  • A Estação Tatuapé, de 11 a 29 de maio, promove a exposição “O Espaço do Negro no Centro de São Paulo”, com fotos e textos que destacam a presença histórica do negro na Capital.
  • “Cronistas da Cidade”, dia 19 de maio, na Estação Paraíso. Palestra com a historiadora Vera Lucia Dias, sobre a sonoridade paulistana nas letras de renomados e verdadeiros cronistas de São Paulo como Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Rita Lee e Geraldo Filme.

    Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô – Departamento de Imprensa