Meta no Estado de São Paulo é imunizar 2,5 milhões de idosos contra a gripe

Campanha foi lançada pelo governador Geraldo Alckmin, neste sábado, dia 17

sáb, 17/04/2004 - 9h46 | Do Portal do Governo

O lançamento da Campanha de Vacinação de Idosos contra a Gripe foi realizado neste sábado, dia 17, na Sociedade Beneficente ‘A Mão Branca de Amparo dos Idosos’, localizada na zona sul da Capital. Estavam presentes o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, e o ministro da Saúde, Humberto Costa. A campanha será encerrada no dia 30 de abril.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, a expectativa é que no Estado de São Paulo seja novamente ultrapassada a meta de vacinar 70% dos idosos, o que representa aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.

Ele afirmou que a gripe parece uma doença simples mas pode trazer sérias complicações. ‘A vacina evita a doença. No caso da pessoa contrair gripe após ter sido vacinada, ela será muito mais fraca evitando internações e problemas mais graves’.

O ministro da Saúde, Humberto Costa, informou que este ano estão sendo distribuídos 16 milhões de doses da vacina, número suficiente para imunizar toda a população de idosos no país. Ele acredita que serão evitadas de 10 mil a 15 mil internações no Brasil em 2004, como resultado da campanha.

Para atender toda a população paulista nessa faixa etária, o Governo do Estado está colocando à disposição 3,5 milhões de doses da vacina, em 6.488 postos fixos e volantes, abertos das 8h às 17h, em 645 municípios. A Grande São Paulo terá 1.869 postos. No Interior e Litoral, estarão distribuídos mais 4.619 postos de vacinação.

A partir de segunda-feira, dia 19, serão cerca de 4 mil postos espalhados em todo o Estado, no mesmo horário. A vacina é gratuita e aqueles que sofrem de problemas cardíacos ou diabetes também serão vacinados contra pneumonia.

A distribuição e aplicação das doses vão envolver a participação de 27,72 mil profissionais, 2,1 mil carros e seis barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em 1.387 asilos.

Em 2003, o Estado teve 75% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70% da população de idosos de São Paulo.

Durante a Campanha de Vacinação Contra a Gripe, o Estado vai oferecer também a vacina dupla, contra o tétano e a difteria; e a vacina contra o pneumococo, bactéria causadora de pneumonias, otites, sinusites, faringites e meningites.

Leia também: Vacinas contra a gripe para idosos estão à disposição a partir deste sábado

Cíntia Cury / Rogério Vaquero