Meta do Estado é não ter presos em Cadeias ou Distritos Policiais

Dos 93 DPs de São Paulo, mais de 40 já tiveram as carceragens desativadas

qui, 20/05/2004 - 14h31 | Do Portal do Governo

Durante a cerimônia de inauguração da Delegacia Participativa da Lapa, o governador lembrou que dos 93 Distritos Policiais de São Paulo, mais de 40 já tiveram as carceragens desativadas. A meta é não ter mais presos em cadeias ou distritos. “A Polícia Civil, não tendo mais que cuidar de presos, fica liberada para exercer seu trabalho de polícia investigativa e judiciária”, afirmou o governador.

Alckmin explicou que o Estado está desenvolvendo, simultaneamente, dois programas para a desativação das carceragens em cadeias e distritos. Um deles é a construção de penitenciárias e Centros de Detenção Provisória (CDPs) para receber os presos de cadeias, distritos e os novos detentos, já que a população carcerária continua aumentando. Ele informou que serão entregues novas unidades prisionais em Diadema e Itapecerica da Serra, na região Metropolitana. Em Santos, o Cadeião da Praia Grande será transformado em CDP.

O outro programa tem o objetivo específico de tirar os presos de Distritos Policiais de São Paulo. “Estamos em licitação de um grupo de penitenciárias. Se não houver problemas jurídicos nas licitações, em 90 dias poderemos iniciar as obras. E, por volta de abril do próximo ano, deveremos fazer as transferências dos presos”, ressaltou.

Cíntia Cury