Mercado Externo:1º Encontro de Tecnologia da Informação e Arranjos Produtivos será em Campinas

Objetivo é tornar o pequeno empresário mais competitivo

seg, 26/04/2004 - 10h22 | Do Portal do Governo

Nesta segunda-feira, dia 26, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos Meirelles, abre o “1º Encontro de Tecnologia da Informação e Arranjos Produtivos”, que visa inserir os mecanismos de TI no dia a dia dos empresários envolvidos com arranjos produtivos organizados. A idéia é tornar o sistema eletrônico uma ferramenta de interesse de todos, “maximizando a capacidade de aumentar a qualidade dos produtos, objetivando o mercado globalizado”, diz Meirelles.

Segundo ele, em todo o Estado existem aproximadamente 500 arranjos produtivos. Desse total, 31 estão sendo trabalhados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo com a intenção de organizá-los para que se tornem cada vez mais competitivos; outros estão em estudo. O problema é que a cultura do pequeno empresário não permite trabalho em parceria, com a disseminação das informações. “É essa cultura que precisamos mudar” – acrescenta o secretário. “Os empresários de menor porte devem entender as vantagens que surgem a partir do momento que compartilham alguns benefícios, a exemplo da Tecnologia da Informação”.

Na ocasião será apresentada a experiência do Arranjo Produtivo Organizado de Birigüi, hoje usuário de Tecnologia da Informação. A secretaria pretende, assim, estimular a associação, sempre fornecendo apoio tecnológico e disseminando programas específicos que se adeqüem à realidade dos Arranjos.

Serviço

Evento: Encontro Tecnologia da Informação e Arranjos Produtivos
Data: Segunda-feira, 26 de abril, das 14h00 as 19h00
Local: CIESP – Campinas
R. Padre Camargo Lacerda, 37 – Bonfim – Campinas – SP

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo
V.C.