Memorial: Seminário internacional mostra ações em educação e pesquisa na América

Objetivo do evento é o intercâmbio de idéias e experiências relacionadas à Ciência e à Tecnologia

sex, 11/11/2005 - 10h32 | Do Portal do Governo

O presidente do Memorial da América Latina, Fernando Leça, foi um dos palestrantes do Seminário Internacional ‘Ciência e Tecnologia na América’, promovido pela Unicamp. O evento, que está em sua segunda edição, aconteceu nos dias 9 e 10 de novembro e teve como tema central “A universidade como promotora do desenvolvimento sustentável”.

O objetivo do evento é o intercâmbio de idéias, experiências e discussões relevantes de temas relacionados à Ciência, à Tecnologia e ao fomento à pesquisa das diversas instituições de ensino e pesquisa participantes.

Em sua palestra, Leça destacou o investimento em educação e pesquisa como ponto imprescindível para o desenvolvimento sustentável da América Latina, ainda tão marcada por injustiças sócias. Ele citou o exemplo dos Tigres Asiáticos – e mais recentemente da China, que conseguiram passar de um estado de subdesenvolvimento para exportadores de tecnologia em nível mundial, alavancando assim o seu desenvolvimento humano e econômico.

Como ponto positivo, foi citado o fato de países como Brasil, México, Argentina e Chile terem triplicado o número de artigos científicos publicados na última década, segundo levantamento da National Science Foundation.

Com a criação da Cátedra Memorial da América Latina, projeto em parceria com as três universidades estaduais paulistas, que vai trazer ao Memorial pesquisadores de países da América Latina para estudarem temas relativos à região, o Memorial se insere nos esforços de incrementar os investimentos em pesquisa no continente.

Além da Fundação Memorial da América Latina, participaram do seminário a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação de Universidades do Grupo de Montevidéu, entidade que reúne 18 das principais instituições de ensino do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. Fazem parte do grupo, a Unesp, UFMG, UFRGS e a UFSCar, entre outras universidades brasileiras.

Mais informações sobre o evento estão no site www.cori.unicamp.br

Assessoria de imprensa do Memorial da América Latina

J.C.